4.30.2013

Portugal perde 2 buracos do TC no preço do Ouro em 2 dias. Um buraco do TC / dia



A cotação do ouro caiu ontem 6,5% nos mercados internacionais para 1.384 dolares por onça (31,1 g). 
Já na sessão de sexta feira tinha desvalorizado 5,3% o que, somado, resulta na maior quebra dos últimos 30 anos, em apenas 2 dias, deitando por terra o mito de que o ouro é o único investimento seguro. 

Explicações: os investidores estão instáveis com as perspectivas do crescimento da China que final não chegará aos 8% (apenas 7,7%!!!) e existe uma esperada iminente injecção de grandes quantidades de ouro do Chipre nos mercados. 

Portugal tem 383 toneladas de ouro, o que implica uma perda de 1700 milhões de euros em apenas 2 dias. Muito superior ao buraco alegadamente aberto pelo TC, segundo uns, e ao buraco do orçamento inconstitucional do Governo, segundo outros. Cerca do dobro desses buracos em termos reais, descontados os impostos a arrecadar após o esperado trigésimo corte aos funcionários públicos.
Há 3 projectos (estrangeiros) de exploração de ouro em Portugal: no Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Alta. Que podem estar em risco se o nivel de rentabilidade das suas explorações continuar a baixar desta forma dramática. 

Por outro lado - ou pelo mesmo, dependendo da óptica - o Editorial do New York Times alerta para as receitas fracassadas da austeridade europeia que estão a destruir economias como a Portuguesa, a Espanhola e a Italiana. Esta receita que envolve a austeridade cega em época de recessão profunda está a resultar no suicídio das economias europeias, segundo os analistas americanos. Portugal, então, é reconhecido como o país que sofre taxas de impostos mais brutais enquanto a sua economia se encontra, para o NYT, "arrasada".

Mas são os "mercados" quem melhor o explica com a linguagem inexorável dos números. A única que existe, aliás. As yields das obrigações a 10 anos dos países "periféricos" de hoje: 12,21% para a Grécia; 6,42% para Portugal; 6,19% para a Eslovénia; E depois numa outra divisão: 4,94% para a Espanha; 4,62% para a Itália (que não tem sequer governo nem se imagina quando o terá!); e 4,21% para a Irlanda.

Uma coisa é certa: tudo o que nos garantem os especialistas portugueses sobre os benefícios e os méritos da estabilidade e do cumprimento dos memorandos, provam-no a Itália e a Grécia ser completamente falso.

O povo português é soberano. Por isso é que Portugal não o é


A democracia em Portugal resume-se ao momento da chamada às urnas do seu povo.  Durante os 4 ou 5 anos seguintes não há mais democracia nenhuma para ninguém. Ninguém mais quer saber do povo.
Mas naquele momento, a cada quadriénio, o povo é chamado a votar em deputados que não conhece, ordenados em listas que lhe são disponibilizadas como uma factura ou um caderno de encargos.
E quem vota nessas listas?
6 milhões de portugueses cuja escolaridade média ainda é o 6º ou 7º ano. Ninguém sabe ao certo. Os empresários têm, em média, a frequência do 8º ano. Enquanto isso, a escolaridade mínima obrigatória na Europa desenvolvida já é o 12º ano há décadas.
A esmagadora maioria do eleitorado português não imagina o que é nem para que serve o Órgão de Soberania para o qual está a votar.
Fica por isso quase tudo explicado.
A soberania de um povo com esta literacia fatalmente implicará, ciclicamente, a perda de soberania do seu país.

Resolver as coisas à portuguesa vs resolver à americana


Em Portugal os problemas e os escândalos resolvem-se por recurso aos Tribunais.
Não, não é através das sentenças: é das prescrições.
O que não prescreve é absolvido. Claro que de quando em vez condena-se um desgraçado que já não tenha mais papel - leia-se mais umas dezenas de milhares - para continuar a dar aos advogados mediáticos. Como no caso da Casa Pia.
Mas essas excepções apenas confirmam a regra. Que se reconfirma a cada ano que passa.

Nos EUA os problemas resolvem-se de outra forma.Tem que se arranjar IMEDITAMENTE um bode expiatório para o que de mau acontece. Esse bode é morto em pouco tempo - de preferência no mesmo dia - que é para que não haja contradições e coisas mal explicadas. Aprenderam isso com o caso JFK. O presumivel assassino foi morto antes de poder falar por um outro assassino. Este verdadeiro. Que acabou morto na prisão antes de se saber por que diabo o real matou o presumível.
Hoje aconteceu o mesmo. Há dias que venho "adivinhado" e naturalmente comentando com os meus amigos o desfecho agora mais uma vez produzido.
Atentado em Boston? Quem foi? Quem foi? Não se sabe.
Ó diabo: temos 24 horas para apanharmos um tipo qualquer.
Recurso às imagens das câmaras e os que parecerem suspeitos são os terroristas. Mesmo que as célebres panelas de pressão - dadas como constituindo os corpos das bombas - não caibam nessas mochilas.
Mas também já ninguém se lembra da teses das panelas, por isso...
Um morreu e outro também há-de aparecer morto. E assim - de uma forma muito diversa da portuguesa - fica igualmente o problema resolvido.
Quem se fica a rir é quem colocou as bombas, mesmo.

Zona Euro: Grécia é protegida e Portugal maltratado


 Já todos perceberam que a Europa precisa da Grécia. Não pode ver-se livre dela. É impossivel meter a Grécia nos eixos, mas também não se pode deixar cair.
Apesar da crise que nos vendem os media portugueses, a verdade é que a Grécia não nacionalizou uma única das centenas de empresas que prometeu nacionalizar em 2010. Vai prometendo, vai dizendo que vai fazer, mas nada faz. Apenas promessas.
E o povo grego já percebeu, ao fim de 2 perdões de dívida de 75% (para não dizer 100%, que parece mal) que isto é tudo para troika tapar os olhos aos europeus distraídos e por isso já nem manifs há. As poucas que ainda se vêem são organizadas por agentes infiltrados para dar à europa a ideia de que o governo grego - que não existe - continua a lançar austeridade sobre o povo. Mas é mentira, como toda a gente sabe menos a comunicação social portuguesa. Se sabe, não o publica. Para não criar neste rebanho de 10 milhões de cordeirinhos mansos uma sensação de revolta contra o esmagamento que a mesma troika exerce sobre Portugal quando tudo - mas absolutamente tudo - é perdoado à Grécia.
E a nível social, enquanto meio milhão de portugueses não têm 1 cêntimo de rendimento declarado por mês, todas as famílias na Grécia recebem um ordenado mínimo de 750 euros. Dos 26% de desempregados oficiais todos trabalham em economia paralela no turismo e nas pescas.
A posição estratégica da Grécia no mediterrâneo e na Europa afasta qualquer hipótese da sua saída da UE e da zona euro. O mesmo se passa com a Espanha e a Itália. Os únicos países que podem ser escorraçados do euro, se falharem o primeiro pagamento dos exorbitantes juros do seu resgate, são Portugal e a Irlanda. Mas a Irlanda tem sempre o protectorado inglês. O Reino Unido nunca aderiu ao euro e está mortinho por se demarcar totalmente da União Europeia. E não se importa de ter a Irlanda a seu lado.
Enquanto o nosso protectorado é apenas o do Eusébio, do Mourinho e do Ronaldo. 

Conclusão: quem é que REALMENTE vai acabar por levar um chuto da zona euro? Toda a gente o percebeu por essa europa fora, excepto - uma vez mais - a comunicação social tuga e os 2 milhões de catedráticos portugueses em comentário económico televisivo.

Pragmatismo anti-socrático




Os mesmos que deram vitórias de 98 e de 99% a Sócrates fogem agora dele como o diabo da cruz.

Não querem nem ouvir falar daqueles que lhe eram próximos. Os seus homens de mão. Ou fiéis, se preferirem, porque esta coisa do socratismo está mais próximo de uma religião do que de uma linha política.

O homem é um tocado por Deus. As audiências dizem que não mas é ele quem se vê falar nos cafés e quem toda a gente ouve em casa.
O Marcelo aparece à frente nos numeros da GFK mas toda a gente sabe que isso é tão verdade como palavra de político.
À hora do comentário domingueiro é na RTP que toda a gente está sintonizada e ninguém - repito: ninguém, especialmente os sociais democratas - já tem pachorra para o Marcelo.
Mas o que interessa é que o PS agora não o conhece. Não fala dele. Ele é aquele de quem não se pode dizer o nome.
E o homem, nos seus comentários, passa a vida a elogiar o PS, composto pelos 98% que o endeusavam há 2 anos e agora composto pelos mesmos 98% que não querem sequer ouvir falar dele.

Chama-se a isto pragmatismo. Só pode.

pérolas da imprensa




Swaps - 4; TC - 1


Continua a falar-se dos "chumbos do TC"... Há que manter o povo bem desinformado.

4.25.2013

Afinal as mochilas eram do FBI!

História da patranha de Boston desmontada.
Não há uma verdade nesta história.

A pergunta sacramental é sempre a mesma: Porque faz o FBI estas coisas?

Toda a desmontagem também neste site:


http://imgur.com/a/Nx8EU

4.24.2013

Boston bombing actor - A patranha de Boston está a ser desmascarada

A seguinte sequência de fotos mostra que o amputado é um actor que já não tinha pernas há anos. 

Vê-se o ajudante encapuçado a colocar-lhe as próteses, uma mulher a tapar a manobra e depois todo o processo de pintura com sangue falso. 

Numa das foto toda a gente é socorrida excepto ele, que seria o ferido mais grave. 

Com ambas as pernas amputadas esta "vítima" perderia, num minuto, 5 litros de sangue e morreria em 2 minutos. 
Ao contrário, este actor ficou sempre consciente mesmo sem garrote eficaz. 
Pior: 2 dos actores que o ajudam a colocar-lhe as próteses falsas fazem seguidamente o papel de feridos também. 
Nitidamente preocupações de contenção de custos na produção desta história da carochinha para estúpido consumir. Vejam e pensem.
Isto não é meu. São análises de paramédicos profissionais americanos habituados a socorrer vitimas de acidentes graves com amputações de membros inferiores. 
Se tiverem dificuldade na tradução accionem o google translator. 
Não se limitem a ser simplesmente "believers" - crentes consumidores prontos a acreditar em todas as patranhas que vos contam sem qualquer espírito crítico. Mas tentem ser minimamente "thinkers" - pensadores com livre arbítrio próprio.

A propósito da patranha de Boston, a mega-patranha do 11 de Setembro




Para aqueles que não são crentes cegos (believers) em tudo o que vêem na comunicação social.
A propósito das balelas de Boston e das balelas americanas sobre quase tudo o que existe. Se Portugal é o país com os políticos mais corruptos da europa, os EUA são o país com os serviços secretos mais perigosos do mundo.
Neste preciso momento o FBI estará a monitorizar tudo o que na net falar em Loose Change. Por isso, se o leitor é medroso como os 10 milhões de bons portugueses chefes de família, nem sequer comente este post. Para não ser marcados (flaggered) pelo FBI/CIA. 
Mas não deixe de ver pelo menos os 13 primeiros minutos. Seguramente verá até ao fim e perceberá o imenso logro em que a população mundial é mantida a vegetar.
É que, na próxima bomba que alguém (eles próprios, pelos vistos) colocar sabe-se lá onde, poderá ser o leitor o próximo bode expiatório.
Eles têm olhos em todo o lado. E cometem as maiores patifarias em todo o mundo e, acima de tudo, na sua própria terra.

4.23.2013

Assassínios em Boston nos primeiros 3 meses de 2013

http://www.boston.com/news/local/massachusetts/2013_murders_in_boston/

Só desde a maratona já apareceram 15 pessoas mortas nas ruas de Boston, segundo a comunicação social local. A média é 2 a 3 cadáveres / dia
Mas isso não interessa nada.
O que interessa é o atentado das panelas de pressão inexistentes

4.22.2013

Empresas Públicas com buraco de 3 vezes o do TC; mas a culpa continua a ser do Tribunal Constitucional

Não há problema. 
O problema é "o buraco que o Tribunal Constitucional provocou" nas contas do estado. 
Que é um terço disto.
 
Entre aspas a forma como esta produto de desinformação marado é vendido em praticamente toda a comunicação social. 

E conseguiu ser comprado. À força de tanta repetição diária, mesmo quem não é absolutamente estúpido já se surpreende a si próprio a dizer que "a culpa é do TC". 

Assim se mantêm desinformados e estupidificados 10 milhões de portugueses.
Vá... 9,5 milhões, pronto.

4.21.2013

THE AMERICAN JFK WAY - SINCE 1963

Há 50 anos que os américas fazem o mesmo número e ninguém parece importar-se com isso. Desde JFK - Lee Oswald - Jack Rubi... Sempre as mesmas histórias da carochinha e não há ninguém que os mande insultar a inteligência à tia deles. Porquê? 
 
Iraque e os pretextos das armas de destruição massiva falsos. 
A morte sem corpo de Bin Ladden, antigo colaborador. 
O assassínio de Saddam antigo aliado. 
O ataque às Torres gémeas absolutamente por explicar. 
O avião da Pensilvania que se despenhou sem destroços. 
O avião do Pentágono de que nunca apareceram peças. 
 
Mas voltando a este caso: 
E as panelas de pressão?? Já foram esquecidas... Alguma panela cabia naquelas mochilas? 
E uma testemunha que ficou sem pernas a jurar que quem colocou uma mochila preta foi o rapaz da boina branca... mas afinal ele transportava uma mochila prateada! 
 
Só lamento que tenha sido um atrasadinho português a denunciar os rapazes. 
Vêem as imagens - os suspeitos do costume que estavam a ser seguidos há anos e funcionam sempre bem como bodes expiatórios - e toca a ligar para lá! 
Ora se eles estavam a ser seguidos há pelo menos 2 anos, o FBI precisava lá que fossem identificados pelo povo??? 
Precisavam era de legitimar em 72 horas que tinham apanhado alguém. Nada mais. 
The american way. Desde 63. Ou antes.

Uma vasta e rica experiência militar

Berta tem uma grande experiência na área militar. 
Conhece 3 tenentes-coronéis, 1 almirante e 4 capitães. 
Um deles é seu vizinho no condomínio. 
E até a empregada doméstica namorou em tempos com um 2º sargento que depois acabou por fugir com uma secretária de administração de um aviário na Terceira.

Portanto este é um exemplo de louvar. Não foi nomeada nenhuma girl. 
É uma nomeação fundada estritamente na grande experiência e rico currículo profissional da nomeada.  Na área.

O SNS já vai dar lucro este ano! E as funerárias são um sucesso!



Por este andar o SNS este ano já vai dar lucro. Com quedas de 30% nas afluências às urgências e com os velhinhos pobres a faltarem a 2 milhões de consultas por ano, qualquer dia Fuhrer Macedo já pode baixar em 30% o ordenado aos médicos que deambularem pelos corredores de mãos nos bolsos.

As funerárias, por seu lado, não têm mãos a medir e essa é que me parece ser a verdadeira saída para os jovens desempregados. 
Em vez de emigrarem para o desconhecido, abram mas é funerárias de norte a sul do país porque da maneira que o negócio está florescente chega para todos e sobra para os espanhóis!

E sempre poupam algum nos funerais iminentes dos avós...

Matemática: uma queixa contra a liberdade?


Queixa contra a liberdade?

Mas então pretende-se dar maior autonomia aos professores e deixá-los adaptar a sua experiência ao ensino e a APM faz queixa disso?
Faz queixa da maior liberdade que é conferida aos professores?
Eu, que sou prof de matemática há 30 anos, só posso aplaudir!

Provavelmente a última mulher inteligente das TVs


Ver vídeo abaixo:

http://www.tvi24.iol.pt/opiniao/constanca-cunha-e-sa-comentario-ccsa-constanca-tvi24/1440985-5339.html

Num panorama televisivo dominado por homens cinzentos de discurso tão redondo como inútil e politicamente correcto, Constança diz as coisas todas em 5 palavras: "este orçamento não vale nada". É preciso dizer mais alguma coisa?

Grécia é perdoada e acarinhada. Portugal, esmifrado e convidado a sair

Já todos perceberam que a Europa precisa da Grécia. Não pode ver-se livre dela. É impossivel meter a Grécia nos eixos, mas também não se pode deixar cair.
Apesar da crise que nos vendem os media portugueses, a verdade é que a Grécia não nacionalizou uma única das centenas de empresas que prometeu nacionalizar em 2010. Vai prometendo, vai dizendo que vai fazer, mas nada faz. Apenas promessas.
E o povo grego já percebeu, ao fim de 2 perdões de dívida de 75% (para não dizer 100%, que parece mal) que isto é tudo para troika tapar os olhos aos europeus distraídos e por isso já nem manifs há. As poucas que ainda se vêem são organizadas por agentes infiltrados para dar à europa a ideia de que o governo grego - que não existe - continua a lançar austeridade sobre o povo. Mas é mentira, como toda a gente sabe menos a comunicação social portuguesa. Se sabe, não o publica. Para não criar neste rebanho de 10 milhões de cordeirinhos mansos uma sensação de revolta contra o esmagamento que a mesma troika exerce sobre Portugal quando tudo - mas absolutamente tudo - é perdoado à Grécia.

E a nível social, enquanto meio milhão de portugueses não têm 1 cêntimo de rendimento declarado por mês, todas as famílias na Grécia recebem um ordenado mínimo de 750 euros. Dos 26% de desempregados oficiais todos trabalham em economia paralela no turismo e nas pescas.

A posição estratégica da Grécia no mediterrâneo e na Europa afasta qualquer hipótese da sua saída da UE e da zona euro. O mesmo se passa com a Espanha e a Itália. Os únicos países que podem ser escorraçados do euro, se falharem o primeiro pagamento dos exorbitantes juros do seu resgate, são Portugal e a Irlanda. Mas a Irlanda tem sempre o protectorado inglês. O Reino Unido nunca aderiu ao euro e está mortinho por se demarcar totalmente da União Europeia. E não se importa de ter a Irlanda a seu lado.
Enquanto o nosso protectorado é apenas o do Eusébio, do Mourinho e do Ronaldo.

Quem é que REALMENTE ser chutado da UE?

4.20.2013

História da carochinha em Boston - cada cavadela sua minhoca...

 
Cada cavadela sua minhoca. O timeline disponibilizado pelas autoridades de Boston faz tanto sentido como o programa de recuperação da nossa economia. 
O jovem teria morto um policia na zona 1, depois teria roubado um SUV (todo o terreno) Mercedes na zona 2 e feito uma refém que largaria em 3 - voltando novamente para trás, arriscando-se a passar pelas barreiras policiais em vez de fugir em sentido contrário (!!!) - e depois a policia descobre-o a milhas de distância de todos estes pontos em Watertown (4) sem saber como foi ali aparecer.

Quando as histórias são mal contadas de início depois é um problema para se completarem com um mínimo de credibilidade.
As autoridades terão que contratar um guionista da Fox para inventar algo que possa remotamente fazer sentido em toda esta historieta infantil.

Portugal: Sinais vigorosos de recuperação

Complemento a este discurso:

Mas, mesmo assim, as coisas estão a mudar!

Os 30 mil velhinhos que deixaram de se deslocar aos hospitais / mês, são já um animador indicador da recuperação da nossa vitalidade económica. Imagine-se o tempo que eles ali perdiam, atafulhando os serviços e não deixando as recepcionistas ler uma única crónica da TV guia do princípio ao fim! 
A negatividade para o serviço que esse constante revés aportava ao bom ambiente que se pretende se instale nas salas de espera!

E a pegada ecológica que aqueles taxistas deixavam no planeta nas suas múltiplas e repetitivas viagens diárias de ida e volta aos Hospitais a carregar gente... a carregar gente... sempre a carregar a mesma gente! Felizmente grande parte desses 30 mil idosos que se encontravam nessa degradante condição não necessitam já de quaisquer cuidados de saúde.
E o país poupou milhões em pensões e em participações em medicamentos.
Outro bom indicador é o que a oposição de vistas curtas chama de despovoamento do interior.
E para que é que Portugal precisaria de um interior povoado, não me dirão?
Para sofrer mais custos de interioridade, mais desigualdade nos gráficos da OCDE?
E o risco dos jovens agricultores sofrerem acidentes? Há poços no meio dos terrenos, sabiam? Pois é.
E com os hospitais a apenas 300 kms de distância e as scuts para serem pagas, cada queda insignificante num pequeno poço iria acarretar uma grande despesa difícil de suportar para os nossos valorosos bombeiros voluntários.

O interior, a flora e a fauna portuguesa devem permanecer protegidos!

A Galilei é a culpada?

Que culpa têm eles que lhes vão levar milhões a casa?
Eles roubaram alguma coisa a alguém? Sim. 7,3 Mil Milhões até agora. Mas isso são minudências.

Mas obrigaram o ministro da Saúde a dar-lhes 50 milhões depois disso?
Não. Ninguém os pode chamar de ladrões, como se ouve por aí.
Quando muito apenas receptadores de dinheiros públicos.
Recebem e guardam os milhões confiscados aos portugueses pobres que o estado (= governo) alegremente lhes  entrega.

Isso não é ilegal. Especialmente vindo de quem fez desaparecer por artes mágicas o equivalente ao que custa o próprio ministério da Saúde num ano.

4.19.2013

Resolver as coisas à portuguesa vs à americana

Em Portugal os problemas e os escândalos resolvem-se por recurso aos Tribunais.
Não, não é através das sentenças: é das prescrições.
O que não prescreve é absolvido. Claro que de quando em vez condena-se um desgraçado que já não tenha mais papel - leia-se mais umas dezenas de milhares - para continuar a dar aos advogados mediáticos. Como no caso da Casa Pia.
Mas essas excepções apenas confirmam a regra. Que se reconfirma a cada ano que passa.

Nos EUA os problemas resolvem-se de outra forma. Tem que se arranjar IMEDIATAMENTE um bode expiatório para o que de mau acontece. Esse bode é morto em pouco tempo - de preferência no mesmo dia - que é para que não haja contradições e coisas mal explicadas. Aprenderam isso com o caso JFK. O presumivel assassino Lee Harvey Oswald foi morto antes de poder falar por um outro assassino, Jack Ruby. Este verdadeiro. Que acabou morto na prisão antes de se saber por que diabo o real matou o presumível.

Hoje aconteceu o mesmo. Há dias que venho "adivinhado" e naturalmente comentando com os meus amigos o desfecho agora mais uma vez produzido.
Atentado em Boston? Quem foi? Quem foi? Não se sabe.
Ó diabo: temos 24 horas para apanharmos um tipo qualquer.
Recurso às imagens das câmaras e os que parecerem suspeitos são os terroristas. Mesmo que as célebres panelas de pressão - dadas como constituindo os corpos das bombas - não caibam nessas mochilas.
Mas também já ninguém se lembra da teses das panelas, por isso...

Um morreu e outro também há-de aparecer morto. E assim - de uma forma muito diversa da portuguesa - fica igualmente o problema resolvido.

Quem se fica a rir é quem colocou as bombas, mesmo.

4.17.2013

O povo português é soberano. Por isso é que o país o não é.

O analfabetismo funcional e a iliteracia avassaladores do povo português conduzem ciclicamente à situação de total perda de soberania do país

A democracia em Portugal resume-se ao momento da chamada às urnas do seu povo. Durante os 4 ou 5 anos seguintes não há mais democracia nenhuma para ninguém. Ninguém mais quer saber do povo.
Mas naquele momento, a cada quadriénio, o povo é chamado a votar em deputados que não conhece, ordenados em listas que lhe são disponibilizadas como uma factura ou um caderno de encargos.
E quem vota nessas listas?

6 milhões de portugueses cuja escolaridade média ainda é o 6º ou 7º ano. Ninguém sabe ao certo. Os empresários têm, em média, a frequência do 8º ano. Enquanto isso, a escolaridade minima obrigatória na Europa desenvolvida já é o 12º ano há décadas.

A esmagadora maioria do eleitorado português não imagina o que é nem para que serve o Órgão de Soberania para o qual está a votar.
Fica por isso quase tudo explicado.

A soberania de um povo com esta literacia fatalmente implicará, ciclicamente, a perda de soberania do seu país.

4.16.2013

Portugal perdeu, em apenas 2 dias, 1700 MIL MILHÕES no valor do seu Ouro em cofre


A cotação do ouro caiu ontem 6,5% nos mercados internacionais para 1.384 dolares por onça (31,1 g).

Já na sessão de sexta feira tinha desvalorizado 5,3% o que, somado, resulta na maior quebra dos últimos 30 anos, em apenas 2 dias, deitando por terra o mito de que o ouro é o único investimento seguro.
Explicações: os investidores estão instáveis com as perspectivas do crescimento da China que final não chegará aos 8% (apenas 7,7%!!!) e existe uma esperada iminente injecção de grandes quantidades de ouro do Chipre nos mercados.
Portugal tem 383 toneladas de ouro, o que implica uma perda de 1700 milhões de euros em apenas 2 dias. Muito superior ao buraco alegadamente aberto pelo TC, segundo uns, e ao buraco do orçamento inconstitucional do Governo, segundo outros. Cerca do dobro desses buracos em termos reais, descontados os impostos a arrecadar após o esperado trigésimo corte aos funcionários públicos.
Há 3 projectos (estrangeiros) de exploração de ouro em Portugal: no Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Alta. Que podem estar em risco se o nivel de rentabilidade das suas explorações continuar a baixar desta forma dramática.
Por outro lado - ou pelo mesmo, dependendo da óptica - o Editorial do New York Times alerta para as receitas fracassadas da austeridade europeia que estão a destruir economias como a Portuguesa, a Espanhola e a Italiana. Esta receita que envolve a austeridade cega em época de recessão profunda está a resultar no suicídio das economias europeias, segundo os analistas americanos. Portugal, então, é reconhecido como o país que sofre taxas de impostos mais brutais enquanto a sua economia se encontra, para o NYT, "arrasada".

Mas são os "mercados" quem melhor o explica com a linguagem inexorável dos números. A única que existe, aliás. 
As yields das obrigações a 10 anos dos países "periféricos" de hoje: 12,21% para a Grécia; 6,42% para Portugal; 6,19% para a Eslovénia; E depois numa outra divisão: 4,94% para a Espanha; 4,62% para a Itália (que não tem sequer governo nem se imagina quando o terá!); e 4,21% para a Irlanda. 

Uma coisa é certa: tudo o que nos garantem os especialistas portugueses sobre os benefícios e os méritos da estabilidade e do cumprimento dos memorandos, provam-no a Itália e a Grécia ser completamente falso.

A Visão publicou esta minha brincadeira....

... feita em 5 minutos e ao correr da pena, como sempre.


http://visao.sapo.pt/neo-liberalismo-a-sofreguidao-de-se-sacar-tudo-o-que-ha-onde-o-houver=f723323?utm_content=2013-04-15&utm_campaign=newsletter&utm_source=newsletter&utm_medium=mailhttp://visao.sapo.pt/neo-liberalismo-a-sofreguidao-de-se-sacar-tudo-o-que-ha-onde-o-houver=f723323?utm_content=2013-04-15&utm_campaign=newsletter&utm_source=newsletter&utm_medium=mail

4.14.2013

Penhas Douradas, o paraíso abandonado

Há duas Penhas (penhascos, grandes complexos rochosos) principais na Serra da Estrela: as Douradas lindíssimas e votadas ao abandono, e as Penhas da Saúde que nada têm que ver mas onde se investiu e se instalou um Hotel (Torralta, hoje Turistrela), vários comércios e restaurantes.

As belíssimas Penhas Douradas foram um big bang de um promissor turismo de montanha numa zona paradisíaca com vistas sem igual, rodeadas de lindíssimos pinheiros nórdicos importados por Salazar nos anos 40 e que, surpreendentemente, resistiram à vaga anual de fogos postos até hoje. 
De inverno, com a neve, são milhares as árvores de Natal reais que se agigantam aos olhos dos poucos que ainda por lá passam para se extasiarem com a vista e a envolvência indescritíveis. 
Dezenas de grandes vivendas de montanha equipadas com todas as comodidades (à época) para enfrentar a rigorosa invernia foram ali construídas de rompante naquela que prometia ser a Chamonix portuguesa. 
Mas, em menos de 1 século, todas sem excepção acabaram devolutas e com este aspecto. 
Não há nenhuma habitada. Estão todas em ruínas, fechadas e devolutas. 
Um profético caso que preconizava, há 100 anos, o que está hoje a acontecer-nos. 
O nosso rio de ouro - o turismo - é desviado diariamente para a Covilhã. Penhas Douradas / Penhas da Saúde não são mais que o presságio do que acontecerá a Seia / Covilhã se nada for imediatamente alterado na política turística senense.

A vivenda acima era a de Afonso Costa, estadista e por 3 vezes primeiro ministro de Portugal na 2ª década do sec 20. Natural de Santa Marinha, Seia, foi durante seu terceiro mandato que se deu o fenómeno de Fátima. Muitos defendem ter sido a reacção da Igreja ao mata-frades (como era denominado). Afonso Costa tinha retirado a maior parte das regalias à Igreja Católica e confiscado e nacionalizados muitos Bens, como algumas Misericórdias.

P M Lopes: Estes tipos são uns loucos!


Estes tipos são uns loucos! por JoaoTillyAudioVisuais

Ele não busca as palavras: estes tipos são uns loucos!

4.10.2013

Se isto não é o terceiro mundo...


Se isto não é o 3º mundo... por JoaoTillyAudioVisuais

o Neo-Liberalismo afoga Portugal



Paul Krugman diz que a Troika é sádica porque nada indica que os juros portugueses tenham alguma ligação com a sua austeridade.

 Mas a mim parece-me que isto nem é sadismo: é simplesmente a sofreguidão de se sacar tudo quanto há e o mais rapidamente possível, enquanto ainda houver. 
Porque o que não se sorver hoje poderá já não ser possível de ser sorvido amanhã. Pode já não haver o que sugar. 

A selvajaria capitalisto-liberal é isto mesmo. Sacar, sacar e sacar mais ainda. 
E assegurarmo-nos de que quando abandonarmos o moribundo ele já não terá mais pinga de sangue que alguém, depois de nós, possa ainda vir a sugar. 
Chama-se a isto resgate e "ajuda" internacional. Os requintes de malvadez ainda não pagam imposto.

Mas "ajuda" a Portugal, apenas. Porque aos outros - ao Chipre, à Grécia, à Irlanda - oferecem-se condições completamente diferentes. 
A Grécia vai no seu segundo resgate, foram-lhe já perdoados 75% do primeiro e não cumpre absolutamente nada do que foi acordado com a Troika. Ainda não nacionalizou uma única empresa. Todas as famílias continuam a ter direito a 14 ordenados mínimos (de 750 euros). 

Em Portugal há meio milhão de pessoas que, ao fim do mês, não recebem um único cêntimo de lado nenhum. Como é que o governo imagina que esta gente está a sobreviver? De economia paralela ou de roubar. Há mais aluma hipótese? 

O inacreditável é comparar os juros que o Chipre está a pagar - mesmo depois daquela sua tentativa de traição à europa - e os que nós estamos a pagar. Nós, os cordeirinhos. Os alunos obedientes. Os mansos. A verdade é que pagamos quase o dobro deles. 
Este ano pouparíamos 700 Milhões se pagássemos os mesmos juros que o Chipre, disse Seguro. Ninguém o desmentiu. 

Isto só acontece porque neste país ninguém se revolta nem ninguém se indigna a sério. Só no facebook. E nem sequer nenhum dos 400 mil comentadores televisivos menciona ao menos esta simples verdade: estamos a ser chulados. 

Não querem renegociar a dívida, porquê? Têm prazer em ver-nos a ser descaradamente roubados, se comparados com os nossos companheiros de infortúnio? 
Mas isso, para além de miserável, é um crime de lesa-pátria. Ou não?

Vamos perguntar novamente DE-VA-GA-RI-NHO...

Acho que a maior parte dos portugueses ainda não percebeu a gigantesca fraude dos 89MM desaparecidos. 

E eu volto a perguntar à Vitor Gaspar, muito de-va-ga-ri-nho... 

Se já recebemos 70MM e nos falta receber APENAS 10MM e mesmo assim continuamos à beira da bancarrota, de tal forma que se não recebermos os míseros 2MM em maio não há dinheiro para salários e pensões (mas para as PPPs parece que não faltará) eu pergunto:


 Quando acabarem os 10MM que faltam, o que vamos fazer?

Relvas pondera não regressar ao parlamento

E VAI VIVER DE QUÊ???? 

De uma mísera reforma de 2200 euros, depois de uma longuíssima carreira contributiva e em resultado da sua avançada idade? 
É preciso ver que o decano Relvas está quase com 53 anos! 

E em 2011 recebeu apenas 14 mil euros de reforma segundo o CM, porque a suspendeu para receber a remuneração de ministro. 

Há que ajudar este senhor com esta linda idade a viver as poucas décadas que lhe restam com um mínimo de dignidade, que raio!...
 Ah, mas espera! Uma boa notícia!

Freguesia do Troviscal oferece trabalho a Miguel Relvas

A Junta de Freguesia do Troviscal, Oliveira do Bairro, anunciou ter uma oferta de trabalho para Miguel Relvas, mediante ordenado mínimo e contrato a termo, já que a freguesia é extinta no final do ano

NEO-LIBERALISMO: A SOFREGUIDÃO DE SE SACAR TUDO O QUE HÁ... ONDE O HOUVER

Isto nem é sadismo: é simplesmente sofreguidão de se sacar tudo quanto há e o mais rapidamente possível, enquanto ainda houver. 

Porque o que não se sorver hoje poderá já não ser possível de ser sorvido amanhã. Pode já não haver o que sugar. A selvajaria capitalisto-liberal é isto mesmo. 

Sacar, sacar e sacar mais ainda. E assegurarmo-nos de que quando abandonarmos o moribundo ele já não terá mais pinga de sangue que alguém, depois de nós, possa ainda vir a sugar. 

Chama-se a isto resgate e ajuda internacional. 
Os requintes de malvadez ainda não pagam imposto.

MAIS 7 ANOS DE AZAR; PERDÃO: DE JUROS MILIONÁRIOS.

À Grécia a Troika perdoou 75% do 1º resgate. 
E um segundo resgate. Do qual perdoará 75% ou mais. 
Fala-se em 95%. Porque 100% parece mal. 
Ao Chipre a Troika concedeu juros muito mais baixos do que Portugal paga, apesar da tentativa de traição de Chipre ao recorrer à Rússia virando as costas à europa numa primeira fase das negociações. A Portugal a Troika oferece mais prazo = mais juros, que já ultrapassam os 30 Mil Milhões pelos 80 MM emprestados como "ajuda" ou "resgate". 
Falta apenas recebermos 10MM. Já recebemos mais de 70MM. Mas continuamos à beira da bancarrota de tal forma que se não recebermos os 2MM em Maio próximo, "não haverá dinheiro para pagar salários e pensões" (curiosamente para pagar às PPPs parece não faltar dinheiro nunca). 
Assim, teremos mais 7 anos de azar para pagar o dobro dos juros que o Chipre ou a Irlanda pagam. 
Agradecidos, Troika. Se algum dia precisares de alguma coisa, tens aqui uma dezena de milhão de teus criados.

4.09.2013

La Lys foi há 95 anos

Alertado por um texto do meu Amigo Francisco Lavrador Pires, chamo a atenção para o curioso paralelismo entre a presente situação portuguesa e a que se verificava há 95 anos em La Lys. 
No dia 9 de Abril de 1918, o dia em que apenas em 4 horas se registou o maior massacre da nossa História. 
No qual perderam a vida 7500 jovens soldados portugueses. 

1 - Hoje, como então, os portugueses foram carne para canhão, sacrificados pelos nossos aliados, enquanto eles recuavam para posições seguras. 
2 - Hoje, como então, o desânimo dos portugueses era total. Os mais ricos tinham já desertado. Os mais pobres tinham-se suicidado. A maioria não sabia sequer o que estava ali a fazer. 
3 - Hoje, como então, fomos lançados aos leões. Fomos pasto dos poderosos. E mais não fizemos do que tentar sobreviver. 
4 - Hoje, como então, não fomos capazes de nos revoltarmos contra quem nos colocou nesta e naquela insuportável situação. 
5 - Hoje, como então, morremos aos milhares por falta de assistência médica. 
6 - Hoje, como então, continuamos o povo mais inculto e analfabeto de toda a europa. 
7 - Hoje, como então, fomos trazidos a uma situação de bancarrota pela mão dos ditos "democratas". Dos chamados Republicanos. Dos que apregoam a Liberdade e a Igualdade. E por elas derrubaram a monarquia e a ditadura. 
8 - E nisso não mentiram: hoje como então há realmente igualdade na pobreza e na incultura. Na inveja e na estupidez. Na resignação e no obscurantismo. Na má sorte e na impotência. 

Mas nem hoje nem ontem chegámos a esta ruína por culpa de nenhum monarca nem de nenhum ditador. 
Chegámos a esta ruína por nossa culpa. Derrubámos os monarcas e os ditadores que tinham muitos defeitos e uma só virtude: a preocupação com a Pátria; e elegemos os democratas que também têm uma só virtude: a de se preocuparem exclusivamente com o seu próprio bem estar.

4.08.2013

A nosso empobrecimento vai todo para pagar juros aos especuladores... e não chega.


Tudo o que os portugueses estão a passar incluindo o desemprego, a morte prematura por falta de assistência médica, a penúria de 90% da população... afinal nem chega sequer para pagar os juros do que nos emprestaram. A juros milionários. Nem sequer dá para abater alguma coisa na dívida que entretanto aumentou 100 mil MILHÕES de euros...
Portanto isto não tem saída absolutamente nenhuma e o último a sair que apague a luz. No entanto, deve guardar as suas últimas energias para fazer pagar a quem nos arruinou para as próximas 10 décadas.

O Prémio Nobel manda-nos parar com a AUSTERIDADE... mas ele não percebe nada de economia.

O prémio Nobel não percebe nada disto. 
O génio Gaspar e a sua folha Excel marada é que sabem! 

O Vasco Trigo Pereira - outro génio da mundialmente aclamada Economia portuguesa - disse há pouco na RTP que temos que continuar a receber a porcaria dos 2mil milhões que faltam, porque senão não há dinheiro para salários. 
Mas então pergunto eu: se já só falta receber 10 MM, e já recebemos 70MM, ou seja, já recebemos 90%, que história é essa de "se não recebermos mais nada ficamos sem dinheiro para pagar salários e pensões"???? 

Então quer dizer: por essa ordem de ideias, daqui a 8 ou 9 meses, quando acabarmos de receber os míseros 10% que faltam, ficaremos, nessa altura, sem dinheiro para pagar salários. 

Ou estou a pensar mal????



Até Seguro percebe isto...


Seguro: Se pagássemos os juros que paga o... por JoaoTillyAudioVisuais

Se pagássemos os mesmos juros do Chipre poupávamos 700 Milhões só este ano!
Então porque pagamos TANTO???

4.07.2013

Basta reter 10% dos pagamentos às PPs para poupar mais do que o TC obriga o governo

PPC Não precisa matar mais ninguém à FOME nem por falta de ASSISTÊNCIA MÉDICA.

Basta cortar 10% aos pagamentos às PPPs nos próximos 8 anos para poupar MAIS do que o Tribunal Constitucional o mandou repor. 

Aos funcionários públicos já roubou 27%. Não pode tirar 10% às PPs porquê?

Mexia mamou 3,1 MILHÕES da EDP em 2012!!!


3,1 milhões, só no ano passado, para o Mexia da... por JoaoTillyAudioVisuais

Catroga 430 mil e o Conselho de Administração 18 milhões.
Não sabem onde ir buscar o dinheiro???
Que tal mais um imposto sobre o salário mínimo?

Na semana mais agitada do resgate português, Cavaco falou - FINALMENTE - ao país!


Cavaco falou ao país por JoaoTillyAudioVisuais

Seia e S. Romão







4.06.2013

A Serra da Estrela - SEIA - este fim de semana de Abril!


A Serra da Estrela - SEIA - neste fim de semana... por JoaoTillyAudioVisuais

As estradas estiveram abertas este fim de semana. Aleluia! Os turistas acorreram em grande número. Estamos em Abril. Perdeu-se todo o inverno à excepção do fim de semana passado.
Vai começar a época turística na Serra da estrela!

Lisboa - a 2ª cidade turística do Mundo!


Lisboa - a 2ª cidade turística do mundo! por JoaoTillyAudioVisuais


Já que nós não damos valor nenhum ao que temos, ao menos que o dêem os outros...

Torre - SEIA - Uma ilha num mar de núvens!


Torre - Seia, Serra da Estrela. por JoaoTillyAudioVisuais

Luis Marques Mendes vem solenemente comunicar... nada

Alguém percebeu isto?
Convoca uma conferência de imprensa para dizer o quê?


Luis Marques Mendes faz uma declaração em que... por JoaoTillyAudioVisuais

4.04.2013

4.02.2013

Sabor Serrano - uma marca de Seia


Só o Turismo nos pode salvar

 
 
O Turismo pode ser a nossa salvação. Se não for o Turismo não sei o que será.
Há 2 décadas que o defendo. Hoje toda a gente está de acordo nesta verdade inquestionável.

Muito triste fico ao ver a minha Terra, a jóia da Estrela, ano após ano desperdiçando esta verdadeira galinha dos ovos de oiro que é o Turismo. Mas não o das estradas fechadas e o dos radares na Vila Chã, massacrando todos aqueles que tiveram a boa ideia de nos visitarem e nisso investiram muitas horas de viagem e muito dinheiro num fim de semana em que não chegaram, em 75% das vezes, acima da Lagoa Comprida. 

O que se ganhou "a mais" no Sabugueiro e em Seia vamos pagá-lo nos anos seguintes. Mas muito já o perdemos hoje. Porque no Sábado de Páscoa as estradas estiveram abertas e NÃO HOUVE DIA MAIS FORTE no Sabugueiro nem em Seia. 

Aqueles que defendem que as estradas devem estar cortadas para se "sacar" mais dinheiro e mais rapidamente ao turista, já de si triste por não poder ter atingido o ponto que o moveu a sair de casa, são absolutamente ESTÚPIDOS e NUNCA deveriam ter sido empresários.
Vêem o que ganharam no imediato mas não vêem o que deixaram de ganhar e o que perderão nos próximos anos. Todo este inverno o Centro de Limpeza ROUBOU-NOS o acesso à Torre e a GNR MASSACROU SEM PIEDADE na Vila Chã e na Rotunda do Pingo Doce todos aqueles que nos quiseram visitar. 

Frustrados, sem poderem ter chegado ao sítio onde queriam, sem poderem ter descido a serra por Seia, apanham com coimas elevadíssimas e muitos ficaram sem carta se passaram na recta da Vila Chã a mais de 70 kms/hora - onde se pode andar sem qualquer perigo a 90 kms/h mas o limite é hipocritamente 50. Estes milhares de turistas amaldiçoarão o dia em que tiveram a ideia de vir à nossa Terra. E tão cedo não porão cá novamente os pés.

Infelizmente não temos quem nos defenda. Ao comércio local e ao bom senso. Não temos quem tenha a coragem de apontar o dedo à GNR que, com a sua actuação de cerco permanente e sobretudo nos fins de semana de neve está a ARRUINAR literalmente o Turismo e a economia senense.
O Centro de Limpeza de Neve acaba com o resto. Ao limpar a estrada da Covilhã e deixar deliberadamente as nossas (Sabugueiro e Loriga) cortadas, contribui decisivamente para a Ruína do nosso comércio e do nosso Concelho.

Eu não tenho praticamente nenhum ex-aluno a trabalhar em Seia. Felizmente só 2 morreram e um deles a fugir à GNR. As outras centenas - para não dizer milhares, tiveram que sair de Seia. A nossa Terra está a ser massacrada e arruinada pelo cerco de 15 anos da GNR e pela negligência, para não dizer dolo, do Centro de Limpeza de Neve. Se ninguém mais se revolta contra este absurdo e dramático estado de coisas, REVOLTO-ME EU, que detesto ver a minha Terra a ser rapidamente sangrada e esvaziada a cada dia que passa.