7.26.2006

Enquanto a banca continua a bater todos os recordes de lucros obtidos, as taxas de juros sobem pelo sétimo mês consecutivo


400 milhões de euros foi o montante dos lucros apresentados pelo BCP só no primeiro sememstre deste ano. O BES apresenta mais metade disso. 200 milhões de euros de lucros. O que equivale a aumentos da ordem dos 36% relativamente aos números do mesmo período do ano passado.
Entretanto, os impostos realmente pagos pela banca são diminutos por via das inúmeras benesses fiscais de que usufruem.
As taxas de juro, essas sobem pelo sétimo (7º) mês consecutivo. A banca continua descaradamente a fazer disparar os seus lucros à custa das empresas e das famílias endividadas.
Ninguém no governo ou no banco de Portugal actua para regular este autêntico saque selvagem ao que ainda resta da agonizante economia portuguesa.
Quando todas as empresas fecharem de vez as suas portas, esmagadas pelo peso dos juros avassaladores, e as famílias não puderem continuar a cumprir com a banca mega-milionária, os vampiros da Alta Finança abandonarão a carcassa sêca (Portugal) e irão sugar outro país em dificuldades.
E quando os Tribunais não conseguirem cobrar nem sequer 1% das dívidas em incumprimento - que é quase o que já está a acontecer agora - talvez alguém, dentro do governo, se comece a preocupar com a dívida descomunal... da sociedade.
É que, se a Alta Finança decide abandonar este pobre País, quem é que irá assumir o seu patriótico papel de subsídio e corrupção da classe política?
Hein?