8.12.2016

OS FUNDOS DE GARRAFA - A explicação para as centenas de ignições às 2 da madrugada.


Metade dos incêndios em Portugal têm causas desconhecidas. 
1% deles são motivados por causas naturais (até há pouco tempo eram 95%), 27% por negligência, e 25% de forma intencional. Quase metade dos fogos têm causas desconhecidas.
Porque alegadamente o fogo destrói as provas e as evidências da sua ignição.
No Andanças, entretanto, com 4 milhões das seguradoras em risco, logo se descobriu a causa do maior incêndio em parques de estacionamento do mundo: uma beata encontrada FORA do recinto. Para que não haja veleidades nem pedidos de indemnização a seguradora nenhuma.
Mas as Autoridades continuam sem perceber as causas de 50% dos incêndios.
Eu passo a explicar às Autoridades.
Os incêndios começam invariavelmente às 2 da manhã, não porque os cafés e bares fechem a essa hora e os bêbedos tenham que ir para casa e passem pelas florestas ali à mão, mas porque essa é a hora mais propícia à ignição.
Desenvolvo:
Como é sabido, por entre as várias espécies autóctones da nossa floresta, existe uma que se encontra em abundância em qualquer floresta do país: o fundo da garrafa. Ora, o fundo da garrafa, tal como o mato, por mais que se limpe - e há dezenas de associações florestais equipadas com material que custa dezenas de milhares de euros e que recebem dezenas de milhares por ano para os limpar - crecem com muita velocidade e, quais cogumelos, pejam os solos das matas e florestas.
Ora, às 2 da manhã os raios solares incidem directamente nos fundos das garrafas que se comportam como uma lente, concentrando esses fortes raios numa área reduzida, aumentando muito a temperatura do mato ou capim, como se diz em brasileiro.
E - perguntam os distraídos dos portugueses - se os fogos têm a sua hora de início marcada para as 2 da manhã, por que razão não começam também a outras horas, como por exemplo ao meio dia ou 3 da tarde, quando o sol está mais forte?
Pergunta infantil. Exactamente porque a essa hora o sol está a PINO. E as árvores fazem SOMBRA sobre os fundos de garrafa. Coisa que não acontece às 2 da manhã, pois a esta hora as árvores não fazem sombra nenhuma!
Perceberam agora, autoridades distraídas e arredadas deste mundo da Ciência que aqui vos trago gratuitamente?