A notícia do dia, da semana, do mês e até da legislatura é a que o Notícias de Seia infelizmente trouxe hoje em exclusivo.
Não haverá mais mega-investimentos turísticos nenhuns para ninguém em Seia. Pelo menos até 2020.
O novo QREN - e o Turismo de Portugal - não contemplarão sequer a edificação de novos Hotéis, mas apenas a reconversão dos actuais e a animação turística. Ponto.
Quer isto dizer que na pior das hipóteses Seia continuará a contar com 1 Hotel e, na melhor das hipóteses, com 3 na próxima década. Assumindo a conclusão do Hotel que está a ser construído ao Centro Escolar e a reconversão da Albergaria da Sra do Espinheiro num Hotel de 3 ou 4 estrelas. As albergarias, residenciais, pensões e afins já não são tipologias turísticas.
Também existe a Estalagem, fechada há quase uma década, que pode ser adquirida e reconvertida num Hotel, é certo. Mas não vemos jeitos. As obras seriam tão caras como a construção de raiz. E se não forem os capitais próprios ou a lavagem descarada de dinheiro estrangeiro - que se cheira à distância em tudo quanto é investimentos turísticos de alta gama por todo o nosso país - não haverá mais construção nos próximos 20 anos por aqui. Pelo menos.
Portanto, estamos em tempo de reflexão e de mudança de paradigma. Andámos adormecidos com histórias da carochinha e do Pai Natal e agora subitamente percebemos que não há Salvadores da Pátria colombianos que venham para a nossa Terra para nos ajudar a viver. Temos que ser nós próprios a fazê-lo.
Por isso esta mensagem é para ambos: executivo e oposições.
Falemos claro: a culpa deste flop não é do executivo actual. Vinha enganado há 10 anos com a Jagunda e foi agora enganado pela Imoestrela. (Também foi enganado pela promoção televisiva do programa Há Volta... mas isso ao pé destes enganos são "peanuts" - e tudo na mesma semana! Um 3 em 1).
Mas aí é que bate o ponto. O executivo tinha a obrigação de saber há meses que os promotores do Golf Resort não conseguiam crédito na banca. O executivo tinha a obrigação de saber que o eng Gouveia tinha retirado a sua candidatura ao QREN. Mas numa altura destas, época eleitoral, tal não terá sido oportuno revelar. Até aqui, infelizmente, percebe-se. Acontece o mesmo por todo o lado.
O que já se percebe menos é o facto de o actual executivo - tendo a obrigação de saber o que todos sabemos hoje - ter realizado a conferência de imprensa a partir da qual o Porta da Estrela - bem intencionado, como sempre - produziu mais um texto que agora fica para a História como um dos mais surreais de sempre. Só comparável ao da "maior Pista de SKI da Europa" e da "Reconstrução e ampliação das piscinas cobertas". Tudo notícias bombásticas (mas infelizmente falsas) que apareceram enchendo as primeiras páginas curiosamente sempre em campanhas eleitorais. Esse é o único pecado do executivo. Não ter tido a coragem de vir a terreiro, dar a cara e dizer:
- Senenses... fomos enganados!
Dava todo o ar de honestidade e resolvia um problema que assim não fica politicamente resolvido. Bem sei que poucos o fariam, mas são esses os que fazem a diferença.
A oposição provavelmente vai agora aproveitar este flop para zurzir na CMS.
Mas acontece que o flop não é da CMS: é da iniciativa privada. Que diz que aposta mas não aposta. Se a oposição for mais inteligente que o executivo não o deve culpabilizar directamente por este inêxito.
A CMS não pode emprestar os milhões de que a iniciativa privada precisa para desenvolver os seus negócios. Infelizmente, mais uma vez eu tinha razão quando dizia, na AM, e escrevia no meu blog que Seia, ao ficar parada no tempo, estava a perder todas as oportunidades que a Covilhã, por exemplo, aproveitava.
A Covilhã investiu quando os bancos emprestavam milhões de olhos fechados. Seia parou. A Covilhã tem 10 Hoteis neste momento, contando com o H2O. Seia tem um. Poderá vir a ter 3 mas um deles está fechado, já hoje, durante metade do ano... para quê mais?
A próxima semana será crucial para percebermos como vão - executivo e oposições - reagir a esta notícia que vai cair como uma bomba no seio da sociedade civil mais avisada e que se preocupa com a sua Terra. Publicada há apenas uma hora, a notícia foi vista já por 500 vezes mas mais logo chegará seguramente às 2 mil.
A campanha:
A semana que correu foi igual à anterior. O PS de festa em festa e o PSD não sei. Não tenho notícias do PSD. Parece-me que o PSD aposta definitivamente e quase exclusivamente nos outdoors.
O PS não tinha essa intenção, pelo que se percebe. Tanta gente a coordenar uma campanha... sem imagem na rua, sequer! Estariam a coordenar-se uns aos outros?
Mas eu tenho cá um dedo que adivinha e que me diz que em breve aparecerão outdoors do PS.
Vamos agora digerir esta má notícia para Seia e pensar que TEMOS QUE SER NÓS a dar a volta ao turismo da nossa Terra.
Messias, mercenários, Sábios do Turismo e Salvadores da Pátria não nos trazem nada. A não ser facturas para pagar.
Temos que ser NÓS PRÓPRIOS a lutar e a tratar do que é nosso.
Até para a semana e... notícias melhores!