10.09.2012

E se a barragem da Lagoa Comprida colapsasse? PARTE V - Geometria do funil colector

Eis o funil colector visto de frente. Trata-se de um colector de todas as águas e um acelerador brutal das mesmas. Seja qual for o colapso tudo chegará aqui excepto uma remota possibilidade se o desmoronamento se efectuar no paredão Norte (virado ao Covão do Curral e ao Sabugueiro). Quer se trate do percurso 1, 2, 3 ou 4, 100% da água virá parar ao fundo do funil, ao ponto de convergência das linhas a vermelho. 


Tudo vai depender, portanto, da concentração temporal da massa nesse ponto. Ou seja: da velocidade com que a água se precipita e se espraia por todo o planalto de cerca de 400 metros antes do acelerador. Se o rombo for pequeno e se mantiver pequeno durante alguns minutos, haverá tempo para a água inicial se ir escoando. E se um desmoronamento final puder ser atrasado de alguns minutos isso pode ser fundamental para uma grande redução dos estragos a verificar a jusante.


No entanto, no caso de um desmoronamento simultâneo do paredão central, com toda a massa a precipitar-se simultaneamente encosta abaixo, as consequências seriam demolidoras para as localidades a jusante. Durante o dia de hoje estudaremos os cenários 2 e 3.
Nota: infelizmente o texto complementear que aqui coloquei há 2 dias não ficou gravado. Não sei porquê.
Durante o fim de semana concluirei este estudo.
Com todos os cenários possíveis