5.02.2017

O princípio dos vasos comunicantes não se aplica à Inteligência


A Inteligência tem o mau feitio de não respeitar o princípio dos vasos comunicantes. 
Produz exactamente o efeito oposto. 
Aquele princípio estabelece o equilíbrio do líquido entre vasos que comunicam entre si, por maior que seja a diferença entre as suas secções. 
Mas a Inteligência (que defino como a capacidade de raciocínio lógico tendo por base permanente o espírito crítico) funciona, infelizmente para nós portuguesitos do interior, ao contrário. 

 Um Ser Inteligente não consegue distribuir a sua clarividência por 50 seres tacanhos. Por mais que o tente. Ele pode até emitir optimamente, sem falhas. Mas não tem receptor capaz. Chapéu. 
Mas aprende sempre qualquer coisa com eles. Quanto mais não seja, a aproveitar-se da sua fragilidade intelectual. 

Já o inverso é falso. O tacanho não consegue aprender nada. Só consegue decorar (e mal porque o faz cegamente sem perceber as etapas) e copiar PIOR, porque se baseou no encornanço do resultado e não na compreensão dos pressupostos. 
 O resultado é que o ser Inteligente fica um pouco mais inteligente no contacto com a mediocridade, porque sempre absorverá algum pouco que se aproveita do tacanho. Enquanto que este fica na mesma. Não evolui por não ter condições para tal. 

 Vem isto a propósito de 2 casos ocorridos por estes dias. 

1 - Os credores fecharam o Museu de Cera de Fátima - único no mundo - na véspera daquela que será a maior enchente de todos os tempos. Com esta enchente o Museu poderia pagar a dívida. Mas os credores, por serem muito estúpidos, não querem saber disso. Deve? Fecha. 

2 - A Feira Ibérica de Turismo, a acreditar no que diz o Jornal do Fundão, foi o pretexto para os espertalhões dos espanhóis sugarem o pouco que ainda temos. Isto foi a tosca da galinha a convidar a espertalhona da raposa para uma parceria. 

Nós, os tugazitos ceguetas, convidamos os espertalhões dos espanhóis para virem fazer uma feira “em parceria” connosco. À espera, saloios, de captar espanhóis para cá. 
Mas o que vai acontecer é exactamente o contrário. 

 O Alcaide de Bejar conseguiu arranjar forma de captar os poucos portugueses que vinham aqui à nossa estância de ski de brincadeirinha - que só abre quando coincide o milagre de um fim de semana com um nevão 3 dias antes - justamente para a sua super estância com 24 pistas, onde neva 10 vezes mais do que aqui e que está SEMPRE aberta. 122 dias por ano. 

E não é preciso confirmar se as estradas estão ABERTAS para La Covatilla. Já se sabe que ESTÃO. Porque os espanhóis (e todos os Europeus) não são tacanhos Sabem BEM que as estradas TÊM QUE ESTAR SEMPRE ABERTAS. E por isso PAGAM para as ter SEMPRE ABERTAS. 

Mas o mais curioso é que ficámos a saber, pela boca do Alcaide, que eles afinal PAGAM MUITO MENOS para terem as estradas abertas do que nós pagamos para as ter FECHADAS. 


Se isto não é o cúmulo da estupidez, por favor dêem-me um exemplo de alguma coisa que consiga ser mais estúpida do que isto. 

Assim, a partir de agora os portugueses vão pagar muito menos para irem para Bejar do que pagariam para baterem com o nariz no Sabugueiro ou na Lagoa e voltarem para trás. 

Bye Bye, pouco turismo que ainda tínhamos. 
Agora, com este "banho" de Inteligência dado pelos espanhóis é que ficámos realmente MESMO muito espertos. 
 Ou não?