10.07.2013

Os números do despovoamento

Tirando alguns comentadores que não gostaram de ver o vídeo da cidade fantasma, como o nomeou uma leitora senense, - a maior parte deles emigrados, ou seja: os que mais o deviam apoiar pois foi o despovoamento que os levou a emigrar! - a verdade é que ele bateu todos os recordes de vídeos publicados até hoje aqui em Seia em apenas 24 horas. Mais de 1700 visualizações de um vídeo que não tem nada para ver... espanta-nos.

 
Mas isso são más notícias para os que tentam, há anos, ocultar a realidade em que progressivamente mergulhámos e que hoje vivemos.

O Seia Notícias diz a VERDADE aos senenses. Ela não é boa. Lamentamos. Mas é a VERDADE.
Não enaltecemos bacoquices nem cantamos loas à mediocridade. Isso há muito quem faça.
Nós DIZEMOS A VERDADE e nada mais.

Quem não quiser saber da VERDADE e prefere ver floriados para embalar distraídos, tem muito por onde escolher. Há milhares de páginas com esse tipo de conteúdos. Esta não é mais uma dessas páginas.

Aqui não se mascara a VERDADE nem se desvia a atenção da REALIDADE com faits divers.  Aqui chama-se a atenção para o nosso problema maior: o da nossa SOBREVIVÊNCIA enquanto cidade e concelho, ambos fortemente ameaçados em poucos anos: 2 ou 3.

O povo está a ACORDAR. 
E - parece-nos - mais rapidamente do que se esperaria. E isto nada tem a ver com política partidária.
Os senenses voltaram a confiar no actual presidente da Câmara sem margens para dúvidas. Mas também esperam dele ACÇÃO. Esperam que a actual sangria de pessoas e de Inteligência possa ser rapidamente estancada. 
Senão não teremos futuro maior do que meia dúzia de anos.

E este ACORDAR está, pelos vistos, a incomodar muita gente.
Mas até isso é bom sinal para Seia e uma esperança para o nosso futuro colectivo.