1.28.2014

CONTEÚDO DA RECLAMAÇÃO E AVISO ENVIADOS HOJE PARA A ESTRADAS DE PORTUGAL


Ex.Mos Srs:


Assinala-se hoje o 15º dia em que nevou na Serra da Estrela, nesta época de inverno, e o 17º dia em que as estradas 338 e 339 estão cortadas alegadamente por esse motivo.

Apesar das inúmeras queixas, denúncias e dos avultadíssimos prejuízos causados ao turismo e à economia da região, esta situação prolonga-se e repete-se anualmente, cada vez com maior gravidade.

É incompreensivel que todas as estradas da europa que servem estâncias de ski - onde neva diariamente o quíntuplo do que aqui neva e durante meses a fio - se encontrem abertas durante TODO o ano, enquanto as nossas 338 e 339 encerram diariamente. Basta que caia um farrapinho de neve. Ou que se preveja que venha a cair.

Se a Europa desenvolvida trabalhasse com o mesmo profissionalismo das EP e do seu Centro de Limpeza de Neve, essa mesma europa estaria paralizada durante 5 a 6 meses por ano. E não está. Mesmo sob os maiores nevões, com neve de 3, 4 e 5 metros de altura, que cobrem moradias e automóveis com regularidade, as estâncias até podem encerrar - embora seja raríssimo - mas as estrads estão abertas em 99,9% do tempo.

Segundo a comunicação social, as EP gastam por ano centenas de milhares em Limpa-Neves, aluguer e manutenção, em sal, em logística, em meios humanos e técnicos.
Perguntamos: para quê?
Para que as estradas sejam sistematicamente fechadas de cada vez que ameaça nevar? Veja-se a foto que corre na TVI24 em que se vê um funcionário a fechar uma cancela DEPOIS de ter a estrada limpa.
Aqui também reproduzida: www.noticiasdeseia.blogspot.pt

É para isso que servem os limpa-neves? Para fechar as estradas?
Trata-se de uma situação recorrente, inacreditável e absolutamente chocante num país que se diz pertencer à Europa desenvolvida.

É que já nem é preciso que neve. Basta a previsão de queda para que a 339 encerre na Lagoa. E pior: basta já apenas a previsão de VENTO para que as estradas encerrem, como aconteceu o ano passado. 

A Justificação recorrente do Centro de Limpeza de Neve, que se pode ler na comunicação social, é sempre a mesma: está muito frio. Estão 2 graus negativos.
Ora se isso é impedimento, está tudo dito. É capaz de ser dificil que caia neve no verão, se é disso que estão à espera...

Na Europa do Norte a temperatura de 2ºC negativos é normal.
Chegam a estar 10, 20 e até mais - e nenhuma estrada se corta por causa disso.
Pelo que é lícito perguntar: porque é que a EP esbanja desta maneira ignóbil o dinheiro dos contribuintes?

Se não têm capacidade para limpar uma pequena estrada de montanha, que é encerrada às 5 da tarde e depois de nevar toda a noite só começam a limpá-la às 8 da manhã, vale mais encerrá-la de vez e poupam-se centenas de milhares de euros ao erário público por ano.
Porque MILHÕES em prejuízo à economia local está a provocar, anualmente, a Estradas de Portugal com esta sua chocante incompetência.

Assim, se nenhuma medida for tomada no futuro imediato para regularizar esta situação e se terminar com este escândalo, o grupo que estamos a criar - e que conta já com mais de 550 membros - candidatará estas nossas estradas 338 e 339 ao Guinnesss World of Records na categoria de "Most frequently closed motorway / road". 
Já temos toda a informação por parte do GWR e estamos a juntar a documentação que comprova que em 15 dias em que nevou, num país da europa do Sul, justamente aquele que possui o clima mais ameno de toda a europa, existe a estrada mais frequentemente cortada ao trânsito. Devido à queda de neve, ao vento e - a continuar esta escalada de idiotice - qualquer dia até por causa da chuva a cortam.

Ficamos a aguardar a v. actuação no futuro imediato. Dela depende a candidatura ao Guinness e a vergonha mundial que ela acarretará para a V. Empresa.

Sem outro assunto, Pelo grupo

"Estrada 338/339 para o Guinness". A Estrada mais vezes cortada do Mundo.

me subscrevo.

Atentamente,

João Tilly


Notícias de Seia na net - também em blog

www.noticiasdeseia.blogspot.pt


Para quem não tem conta no facebook o Notícias de Seia também em blog:
www.noticiasdeseia.blogspot.pt

Brevemente também num site próprio e dedicado