8.25.2006

Veja-se bem o que é a miséria do jornalismo televisivo que temos


A jornalista Maria João Ruela enviou às pessoas registadas na SIC Notícias - como é o meu caso - o seguinte texto introdutório ao Jornal do meio dia da SIC:


«Primeiro Jornal
Maria João Ruela


O dinheiro dos portugueses


Bruxelas acaba de revelar uma notícia preocupante para o país: Portugal é o que tem o pior nível de vida para quem recebe o salário mínimo. Estamos a falar numa lista de países que inclui a Europa dos 15, ou seja os membros antes do alargamento. Portugal já está atrás da Grécia, embora quando se fale em custo de vida o nosso país salte para lugares mais cimeiros.»


Eu desafio qualquer um a interpretar a última frase.
Vou dar-lhe um tempinho extra: e repito-a para ser mais fácil:
«Portugal já está atrás da Grécia, embora quando se fale em custo de vida o nosso país salte para lugares mais cimeiros»
Hein?
Digam lá: é ou não requinte de malvadez?
99% do povão que ler isto fica a pensar que as coisas não estão assim tão mal, induzido pela expressão adversativa: embora .
99% do povão será induzido em erro pelo embora e pelo que se segue: «o nosso país salta para lugares mais cimeiros».

Mas acontece que ela refere-se ao CUSTO DE VIDA.
A jornalista-artista, bem paga pela Alta Finança que detém e cala todo o jornalismo nacional, diz uma verdade - que Portugal, em termos de Custo de Vida, é dos países MAIS CAROS, mas estabelece habilmente esta confusão semiótica no tuga que, ao ler essa frase traiçoeira, fica a pensar que em termos de CUSTO DE VIDA até estamos BEM!!!!


Será isto possível???

Não seria preferível enviar esta senhora novamente para o Iraque, para ver se alguém lhe espeta outro tiro no mesmo sítio do anterior, ou em lugares mais cimeiros?