2.27.2005

A Mosca


Histórias senenses com uma pitada de... nem sei de quê, já.


«…ou está c’o a mosca, ou cheira-lhe a palha» Popular






1 – A quinta e o Concelho
O PSD de Seia acusa Eduardo Brito de gerir o município como se este fosse uma quinta sua.
A Mosca foi investigar e descobriu que esta afirmação é completamente errada.
A Quinta do edil, em 12 anos, multiplicou muitas vezes o seu valor. Vale hoje uma fortuna considerável, enquanto que com o Concelho, nos mesmos 12 anos, se passou precisamente o contrário. Hoje não vale a quinta parte do que valia.
O PSD, a bem de todos nós, deveria ter pedido ao sr Presidente exactamente aquilo de que o acusa: que tivesse gerido o Concelho, nos últimos anos, como se da sua própria quinta se tratasse…


2 – O pagar é tarde ou nunca


A Mosca teve acesso ao Programa eleitoral do PS para 2002 - 2005, denominado «Vamos a Mais» e deparou com a seguinte listagem de promessas e objectivos:
Mais emprego, reabilitar a zona Industrial, reflorestação, construção do novo Hospital, do Aeródromo, do Centro de exposição e Feiras, das novas acessibilidades IC7 e IC37.
Implementar o ensino das artes, bibliotecas nas freguesias, a rede de museus e consolidar o ensino superior. Construir a Universidade dos Tempos Livres, a Pista sintética de ski e Piscina Municipal.
Servir todo o concelho com ETARes, recuperar os centros históricos nas freguesias, as aldeias de montanha, modernização das estradas, revisão do PDM, do Ordenamento do PNSE, reabilitação de espaços verdes na cidade, do Centro Histórico, Bairros da Fisel, Raposeira, e Barroca da Fonte e Construção do Cemitério Municipal.
Aumentar os níveis de segurança pública e reivindicar autonomia para o comando da GNR.
Até hoje, que estamos a 8 meses do fim do mandato, destas 29 promessas (tantas quantas as freguesias, curiosamente) só 1 (uma) delas começou a ser cumprida – As ETARes.


Mas calma! Daqui até Outubro tudo isto e muito mais será, por certo, implementado. A Mosca só não percebe porque é que o programa refere o quadriénio 2002-2005.
Não devia ser só «Vamos a mais… tarde ou nunca»?


3 – Blues, Caldeirada & Chulas iLda.



Decorre o festival de Jazz & Blues em Seia. Em apenas 6 meses, já é o segundo (2º) evento cultural promovido à exaustão pelo município, porque atendendo ao nr de bilhetes que estão a ser oferecidos na rua, só falta pagarem às pessoas para lá irem.
À emergente política cultural de dar bilhetes à fartazana aos amigos enquanto os que o não são secam nas bichas para os comprar chama-se “sensibilização para a criação de velhos públicos”.
Tanta actividade cultural constitui um record absoluto em Seia. Se a edilidade continua a perder a cabeça desta maneira, ainda nos arriscamos a chegar ao final do ano com o inacreditável número de 4 - eventos – 4! Num ano apenas!!!
Quem é que há-de absorver tanta cultura em tão pouco tempo?
A Mosca associa-se a tão oportuno evento de esmagadora importância para a cultura e turismo da nossa região e propõe, para os dois próximos festivais, a realizar obrigatoriamente antes das eleições autárquicas, as seguintes temáticas igualmente muito apropriadas à nossa região:
1º Festival da Caldeirada de Cação & Espadarte da Serra da Estrela – organizado pela Confraria de Caldeiradas da CMS, a entronizar pela própria, expressamente para o efeito.
1º Festival de Música Espacial da NASA & Chulas- Seia. Basta apenas convidar a NASA para este festival. O resto há cá com fartura.