AS 9 VERDADES SOBRE AS BARRAGENS E O SEU VENENO MORTAL: O METANO



Há dezenas de estudos científicos publicados - incluindo mestrados e doutoramentos - sobre os malefícios que as barragens para aproveitamento hidroeléctrico lançam sobre as regiões em que se enquadram.
Esses malefícios são muitos e variados mas o principal, a meu ver, é o envenenamento contínuo do ar por via do lançamento de toneladas de metano na atmosfera.
Para além de ser o gás mais pernicioso no que se refere ao efeito de estufa, com um efeito 50 vezes pior que o dióxido de carbono, uma concentração de metano no ar envenena irreversivelmente toda a Vida aeróbica, incluindo os Seres Humanos, causando a rápida degradação de todos os nossos órgãos e não apenas os pulmões, como se pensava há anos. Fígado, rins, estômago, pâncreas e o próprio sangue são rapidamente afectados pela inalação continuada deste veneno.

Em Seia - Girabolhos - vai construir-se uma barragem. A população ignora os seus perigos e que grande parte dos seus idosos e crianças vai adoecer. E muitos não sobreviverão mesmo ao metano.
Entretanto a classe política no poder aproveita esse desconhecimento e rejubila, acenando com os milhares de postos de trabalho que essa barragem proporcionará. Que não serão nenhuns, quando entrar em funcionamento, como acontece nas demais barragens. Elas hoje são praticamente autónomas. E durante a construção serão também poucos, como se explicará adiante.
A oposição não tem coragem para remar contra esta corrente obscurantista e cala-se para não perder votos.

De facto, quem tiver 2 dedos de testa vê o que se passa em todo o lado onde estas obras foram prometidas como salvadoras dos concelhos e percebe que todas as promessas de progresso e desenvolvimento foram falsas. Depois de construídas e de entrarem em funcionamento, os postos de trabalho de uma barragem são 4 ou 5 pessoas, técnicos especializados espanhóis, neste caso, pois a barragem foi concessionada à Endesa. 
Durante a construção haverá dezenas de operários de construção civil (e nunca 5 mil, 4 mil ou mesmo os 1200 que é o último número publicitado) contratados a nível nacional por agências de emprego. Serão alojados em contentores e farão as refeições trazidas por empresas de catering contratadas para o efeito. Quem espera um grande desenvolvimento regional ou é um absoluto ignorante ou é mal intencionado. A construção electromecânica será implementada por profissionais altamente qualificados das marcas fornecedoras dos equipamentos. Não temos, por aqui, mão de obra com esse nível de qualificação, sequer.

Depois, teremos pelo menos 20 a 25 anos de envenenamento contínuo do nosso ar provocado por um dos gases mais venenosos que compõe a nossa atmosfera: o metano. Enquanto houver matéria florestal e animal em decomposição no fundo da albufeira, toneladas de CH4 serão lançadas na atmosfera que será respirada diariamente pelas populações de Mangualde, Celorico, Gouveia e Seia. 

Centenas adoecerão e dezenas morrerão precocemente devido a esse envenenamento contínuo. Já se sabe que o metano provoca asfixia e doenças respiratórias. Por ter carbono na sua composição - elemento que está na base da maioria dos produtos cancerígenos - estuda-se também essa possibilidade. Mas é claro que este estudo científico demorará anos a produzir resultados. E ainda mais a serem reconhecidos e tomarem forma de lei. Portanto, estaremos expostos durante os próximos 30 anos àquilo que já hoje se reconhece ser um veneno, embora não se tenha provado a sua mortalidade. Tal como aconteceu com o Urânio na Urgeiriça.
Estamos a pagar esse desconhecimento há décadas, com centenas de cancros  e mortes precoces em mineiros e familiares e residentes.

Alerto, portanto, para as seguintes 9 VERDADES sobre as barragens e o seu veneno mortal: o metano
1 - SÓ SE APROVEITA 1/3 DA ÁGUA ARMAZENADA
Em primeiro lugar a primeira grande mentira: só se aproveita um terço da água armazenada na albufeira. 
Os restantes 2/3 infiltram-se no solo e nos lençóis freáticos ou são evaporados para a atmosfera, enchendo o ar de humidade com todos os inconvenientes para a agricultura e para os ecossistemas naturais.  

2 - HUMIDADES (NEVOEIRO) PERMANENTES = DOENÇAS
Passaremos a ter humidades permanentes muito acima do normal para a região, o que propiciará o aumento de doenças e infecções em idosos e crianças dado que o nevoeiro e a humidade são o veículo ideal para a transmissão de bactérias em suspensão. 
Já não há crianças mas ainda há idosos. E cada vez mais. O aumento da humidade contribui para resolver mais rapidamente o problema desse "fardo" social, como agora é encarado.

3 - HUMIDADES = PERDA DE QUALIDADE DA VINHA E AZEITE
A humidade que se instalará é, pois, propícia para o transporte de toda a espécie de bactérias que atacarão as culturas. E se algumas podem não se ressentir com essa humidade acrescida e instalada, como ºe o caso dos produtos hortícolas, outras fatalmente sofrerão grande perda de qualidade. Nomeadamente a vinha de alta qualidade que temos nestes concelhos, e o azeite. Que não se dão bem com humidades excessivas todo o ano.

4 - CHUVA ÁCIDA = CULTURAS, BENS E SAÚDE PREJUDICADAS
Com uma libertação desmesurada de Metano para a atmosfera - toneladas nos primeiros 20 a 25 anos enquanto não se decompõe totalmente a flora submersa - as chuvas passarão a ter uma componente ácida, o que ajuda ao panorama negativo na saúde e nas culturas em toda esta região. A população começará a percebê-lo  rapidamente na "queima" das culturas e depois nas pintura dos carros.

5 - NEVE AUMENTA DE COTA OU DESAPARECERÁ
Por outro lado, este aumento de humidade e consequente aumento de temperatura afasta a neve em cotas baixas e médias, substituindo essa neve, que é apenas água pura, por chuva ácida - água misturada com Metano

6 - MATÉRIA ARRASTADA DEPOSITA-SE NO FUNDO ENCURTANDO PARA 40 ANOS A VIDA DA BARRAGEM.
Outro assunto de que ninguém fala é: o que acontece à matéria que é arrastada para a barragem? Deposita-se no fundo da albufeira fazendo com que rapidamente esse lixo se amontoe e obstrua os colectores de água para consumo e para a produção de energia. Em 5 anos, com os incêndios e arrastamento de madeiras e matéria ardida para as albufeiras - de onde não podem seguir rio abaixo -  as barragens poderão perder 25 a 30% do seu volume útil de água. O que aponta para um prazo útil de uma barragem destas, construída em terrenos acidentados e arborizados, da ordem dos 40 anos e não mais. Depois disso a barragem torna-se inútil. Está assoreada e cheia de lixo na sua bacia e pouca água susterá.

|
7 - OS 2 PRINCIPAIS VENENOS PRODUZIDOS NAS BARRAGENS: CO2 e CH4
Estes, os principais venenos que as barragens produzem: o dióxido de carbono e o metano. O primeiro ainda pode ser absorvido pela vegetação (qual?) mas o segundo, não. 
E o metano envenena - é o termo - toda a vida animal. Há reportagens nos canais de TV por cabo em que se pode ver o efeito que até pequenas barragens nos EUA e na China produzem nas populações limítrofes. Nelas se pode ver que populações inteiras foram dizimadas e várias até deslocalizadas para "fugirem" ao metano que aporta consigo o envenenamento progressivo do sangue e dos orgãos vitais em pessoas e animais.
Origem da produção de metano e de dióxido de carbono em barragens.

Aqui claramente explicado o mecanismo de envenenamento produzido nas barragens.


8 - A EXTERMINAÇÃO DE TODA A FAUNA PISCÍCOLA A JUSANTE. E PARCIAL A MONTANTE.
As barragens são barreiras intransponíveis para matéria e fauna piscícola. Um brutal estanqueamento no percurso dos sedimentos, matérias orgânicas e vida animal é introduzido em cada barragem que se constrói. Ali morre tudo o que desce o rio.
9 - O DESASSOREAMENTO DAS COSTAS É DEVIDO ÀS BARRAGENS
A degradação da costa tem muito a ver com a falta de assoreamento das mesmas. O mar deixa de ter barreiras naturais diariamente depositadas ao seu avanço e, por isso, galga a costa com  maior intensidade a cada ano que passa. Os rios praticamente desaparecem no verão matando toda a vida no seu curso e margens. 
No nosso caso, aqui em Seia, poderemos passar a fazer piq-nics em pleno leito debaixo da ponte Mondego durante o verão, onde não passará um fio de água, pois a barragem de Girabolhos reaproveita a água que move as turbinas durante o dia, reenviando-a para a albufeira à noite. Conclusão: o Mondego, como o conhecemos, desaparecerá. 
Vamos ver o que acontecerá às Caldas da Felgueira e àquele magnífico espelho de água no Verão...




10 - ALERTA PARA MEMÓRIA FUTURA
Este e outros textos ficarão escritos em vários locais na net para que as gerações vindouras possam avaliar os alertas que eu aqui deixei sobre este assunto.


EPÍLOGO:
Quando as populações começarem a sofrer na pele tudo o que aqui está alertado - porque já acontece em todas as barragens por esse mundo fora - irão pedir responsabilidades a quem já não estará no poder para receber essas reclamações. E sofrer o merecido castigo. Todos esses governantes nacionais têm já hoje a sua vidinha bem composta e o futuro dos descendentes assegurado. Nalguns casos até à 5ª geração.
E o povo que aguente. Ou que se vá embora.

Esquemas retirados da tese de mestrado de Rita Maria Ferreira da Fonseca: Impactos ambientais associados a Barragens e Albufeiras

Sem comentários: