4.16.2013

Portugal perdeu, em apenas 2 dias, 1700 MIL MILHÕES no valor do seu Ouro em cofre


A cotação do ouro caiu ontem 6,5% nos mercados internacionais para 1.384 dolares por onça (31,1 g).

Já na sessão de sexta feira tinha desvalorizado 5,3% o que, somado, resulta na maior quebra dos últimos 30 anos, em apenas 2 dias, deitando por terra o mito de que o ouro é o único investimento seguro.
Explicações: os investidores estão instáveis com as perspectivas do crescimento da China que final não chegará aos 8% (apenas 7,7%!!!) e existe uma esperada iminente injecção de grandes quantidades de ouro do Chipre nos mercados.
Portugal tem 383 toneladas de ouro, o que implica uma perda de 1700 milhões de euros em apenas 2 dias. Muito superior ao buraco alegadamente aberto pelo TC, segundo uns, e ao buraco do orçamento inconstitucional do Governo, segundo outros. Cerca do dobro desses buracos em termos reais, descontados os impostos a arrecadar após o esperado trigésimo corte aos funcionários públicos.
Há 3 projectos (estrangeiros) de exploração de ouro em Portugal: no Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Alta. Que podem estar em risco se o nivel de rentabilidade das suas explorações continuar a baixar desta forma dramática.
Por outro lado - ou pelo mesmo, dependendo da óptica - o Editorial do New York Times alerta para as receitas fracassadas da austeridade europeia que estão a destruir economias como a Portuguesa, a Espanhola e a Italiana. Esta receita que envolve a austeridade cega em época de recessão profunda está a resultar no suicídio das economias europeias, segundo os analistas americanos. Portugal, então, é reconhecido como o país que sofre taxas de impostos mais brutais enquanto a sua economia se encontra, para o NYT, "arrasada".

Mas são os "mercados" quem melhor o explica com a linguagem inexorável dos números. A única que existe, aliás. 
As yields das obrigações a 10 anos dos países "periféricos" de hoje: 12,21% para a Grécia; 6,42% para Portugal; 6,19% para a Eslovénia; E depois numa outra divisão: 4,94% para a Espanha; 4,62% para a Itália (que não tem sequer governo nem se imagina quando o terá!); e 4,21% para a Irlanda. 

Uma coisa é certa: tudo o que nos garantem os especialistas portugueses sobre os benefícios e os méritos da estabilidade e do cumprimento dos memorandos, provam-no a Itália e a Grécia ser completamente falso.

A Visão publicou esta minha brincadeira....

... feita em 5 minutos e ao correr da pena, como sempre.


http://visao.sapo.pt/neo-liberalismo-a-sofreguidao-de-se-sacar-tudo-o-que-ha-onde-o-houver=f723323?utm_content=2013-04-15&utm_campaign=newsletter&utm_source=newsletter&utm_medium=mailhttp://visao.sapo.pt/neo-liberalismo-a-sofreguidao-de-se-sacar-tudo-o-que-ha-onde-o-houver=f723323?utm_content=2013-04-15&utm_campaign=newsletter&utm_source=newsletter&utm_medium=mail