9.26.2017

O Império Romano no tempo de Cristo levanta-nos um problema com o Viriato e a Lusitânia

Há uma pista neste mapa que nos indica aproximadamente a data. É a extinta região de Bética - a mais rica região de toda a Hispânia romana. 

Que foi criada aquando da reorganização do império romano do ocidente em 14 a.C. (ou 69 dC segundo outros autores), que dividiu a península hispânica em 3 grandes territórios: a Bética, a Tarraconense e a Lusitânia. 

Portanto - e uma vez mais - a história que se ensina nas escolas não é correcta. Viriato dificilmente poderia ter sido lusitano simplesmente porque... a Lusitânia, enquanto região administrativa, só foi criada mais de 150 anos após a sua morte.
E foi criada pelos romanos. 
Claro que escritores gregos como Estrabão falam de uma Lusitânia anterior. Pré-romana. Acontece que essa Lusitânia não é a dos Montes Hermínios, a não ser que esses montes se refiram à Serra de Silves, porque os mapas que nos aparecem mostram a Lusitania coincidindo com o Alentejo e Algarve. Não é a da Serra da Estrela. 

Muito terá que se investigar mas penso que pouco se poderá avançar se considerarmos esta Lusitânia pré romana. Teremos, pois, que concluir que, tal como Vercingetórix nunca foi francês nem Aníbal foi tunisino - porque nem a França nem a Tunísia existiam nessas épocas, mas apenas Gália e Cartago - também não poderemos dizer com rigor que Viriato fosse Lusitano. 
Porque não havia Lusitânia. 

O que nos arranja um problema e um dilema de todo o tamanho. 
Bom. Há que investigar mais. 

A Bética foi extinta aquando da invasão visigótica em 418. Portanto, este mapa situa-se entre 14 aC e 418 dC numa primeira aproximação. 
Digamos que era o mapa que existia no tempo de Cristo. 
Caso este alguma vez tenha existido.