7.14.2013

Turismo da Serra da Estrela para o tecto....

Serra da Estrela despromovida a DELEGAÇÃO da nova Região de Turismo do Centro que agora fica sediada em Aveiro




É sempre a melhorar para a Serra da Estrela. Aquele que foi o segundo destino de férias dos portugueses é agora definitivamente atirado para o caixote do lixo do investimento na notoriedade e visibilidade políticas, na óptica do estado. Vai-se promover obviamente a Ria e o Litoral e nós ficamos sem verbas nenhumas ou com umas migalhas para a nossa promoção turistica aquém e além fronteiras.

Também é verdade que tivemos uma RTSE que foi uma inutilidade a todos os títulos notável. Serviu para arranjar aí uns tachos a gente que nunca fez nada na vida e para distribuir uns milhares por umas empresas de uns amigalhaços, como é costume neste país. Mas evidentemente um flop gigantesco para a nossa região. 

Porém, isso não deveria implicar uma despromoção regional em 2 tempos como esta. A Serra da Estrela merece ser promovida nacional e internacionalmente. E dá retorno rapidamente. Mas, como se vê, se não formos nós a fazê-lo, ninguém o fará por nós. 
Decididamente não podemos ficar à espera da tacharia político-partidária para coisíssima nenhuma.


Em Seia nem casam, nem se juntam, nem nascem crianças... só emigram.

2013 será o ano da completa desgraça. Quando se conhecerem os números, lá para 2015, as pessoas vão levar as mãos à cabeça. 

Nas escolas, daqui a 5 anos, serão precisos menos de metade dos professores actuais. E toda a gente assobia para o lado, perante este suicídio anunciado do nosso concelho. Evolução dos casamentos em Seia desde 1981. 

Em 2012 registou-se apenas um terço dos casamentos que se verificaram em 1981. 

O que explica as dificuldades, e até encerramentos, de muitos restaurantes locais. 

O Restaurante Santa Luzia, em Pinhanços, era provavelmente o rei dos casamentos na região, nos anos 80. 
Segundo os seus proprietários, chegavam a servir 11 casamentos simultaneamente. 
O restaurante está fechado há 2 anos.

Ranking: Escola Secundária de Seia abaixo da linha de água




No ranking das escolas secundárias a ESS ficou na posição 351 entre as 605 listadas. Com média de 93,79 - negativa - nos exames nacionais. 

De notar que a última escola secundária com média positiva foi a Afonso Albuquerque, na Guarda, posicionada no nr 204. A ES Seia ficou portanto 147 lugares abaixo da última escola com resultados positivos, 48 lugares abaixo da escola mediana e nas primeiras 10% (8%, de facto) das escolas com resultados mais altos, dentro da negativa.

A primeira escola pública do ranking é a Infanta D Maria, em Coimbra, curiosamente situada acima do Colégio Rainha Santa, na mesma cidade, Colégio em que as mensalidades são da ordem dos 580 euros /mês + extras

Pompa e Circunstância - Orquestra Juvenil do Conservatório de Música de Seia

Fly me to the moon - Lil' Big Band do Conservatório de Música de Seia

Concerto da Orquestra do Conservatório de Música de Seia




110 jovens em 8 formações orquestrais