12.26.2003

5º artigo de opinião no Expresso Online

Perdoe-se-me a imodéstia, mas aqui deixo mais um link para o meu último artigo publicado no "leitor com opinião" do Expresso.
E vão 5, o que me parece ser um record absoluto, já que mais nenhum autor escolhido repete, sequer, um texto.
E como eu não conheço aquela gente de lado nenhum... cunha não é.
É sobre o problema (da falta) de ensino.
Com ele arranjarei mais uma boa centena de inimigos - os professores do funcionalismo público do extremo cansaço à segunda feira de manhã - e mais 2 ou 3 amigos entre os poucos professores que não envergonham esta desavergonhada classe (já que a maioria é quem determina o que a classe, de facto, é).

António Nunes em exclusivo



"Não temos quaisquer responsabilidades no que aconteceu"
O engenheiro responsável-técnico pela construção do edifício que ruiu garante à nossa reportagem estar totalmente isento de culpas e aponta as causas do desmoronamento que, segundo ele, foram já corroboradas por vários técnicos que se deslocaram à obra.
"A culpa é do muro que está a ser construído nos terrenos da Escola Secundária". Esta afirmação surpreendente e textual de António Nunes abre o pormenorizado esclarecimento que teve a gentileza de prestar à nossa reportagem e que será brevemente publicado na íntegra aqui no PE Online.
"Contra a Natureza nada pode ser feito".
"Somos responsáveis pela contrução de mais de 50% dos edifícios em Seia".
"Não somos nenhuns principiantes; a gente sabe o que está a fazer."

António Nunes, o engenheiro responsável pela construção do edificio que desmoronou na véspera de Natal, em Seia, quer deixar bem vincadas estas ideias de força para início de conversa.
Explica-nos o que sucedeu:

"A causa do desmoronamento foi o levantamento do nível do lençol freático, que se deveu à construção de um muro nos terrenos da Escola Secundária, do outro lado da estrada.
Esse muro obstruiu o natural escoamento das águas subterrâneas, que por esse motivo se acumularam a montante (fundações do edifício que desabou), provocando correntes não identificadas que determinaram o abatimento dos pilares centrais e o imediato arrastamento da estrutura".


Em entrevista alargada e excusiva ao PE Online, A. Nunes tece outras considerações e dispara acusações contra "alguns colegas que fazem as coisas de qualquer maneira"...
Fala da estabilidade dos edifícios contíguos, de indemnizações que poderia (mas não quer) exigir, e garante que só quer que as pessoas não o "crucifiquem".
Fique atento.

Textos de SitCom: Durão monólogo

Sózinho no palco, iluminado de cima por 2 projectores brancos, provocando uma sombra do nariz sobre a boca:
(Voz trémula tipo Eunice Muñoz)
- "o pior já passou" na economia nacional...
(Pausa. Inspira. Mais animado ma non troppo)
- 2004 será um ano de recuperação "lenta e gradual"...
(Expira.)

Sequela:
(Deixa a pose etérea e com ar pensativo, como que "caindo na real")
- E porque é que o pior já passou?
(Saltando repetidamente, joelhos flectidos, tronco curvo e punhos cerrados)
- Porque sim! Porque sim! Porque siiiim!

Textos de SitCom: Durão-GNR

"O chefe do Governo aproveitou a sua mensagem de Natal para dirigir-se ao contingente da GNR no Iraque, afirmando que o país está orgulhoso do trabalho desenvolvido numa "missão de alto risco".Agência LUSA

Imaginem isto dito pelo John Cleese...
Agora pelo Mr Bean...
Impagável!