12.08.2003

O português - intimação ao Governo

Anda a circular este texto pela net. É engraçado, levezinho... enfim: não chateia.
Vamos todos enviar este mail para o Governo?!!
(o meu já foi)
gpm@pm.gov.pt

-Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.
O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança Social. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros.

Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patrão me pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19 euros para si.


-Em resumo:

·Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.
·Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 19.
·Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.
·Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os
meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase
metade das verbas envolvidas no caso.

Eu pago e acho muito bem, portanto, exijo: um sistema de ensino que garanta cultura, civismo e futuro emprego para o meu filho. Serviços de saúde exemplares. Um hospital bem equipado a menos de 20 km de minha casa. Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o País.

Auto-estradas sem portagens. Pontes que não caiam. Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano. Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.

Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma garantida. E jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros.
Policia eficiente e equipada.

Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público. Uma orquestra sinfónica. Filmes criados em Portugal. E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e de miséria nesta terra.

Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita. Portanto Doutor Durão Barroso, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo!

O Português

PJ? Mas qual PJ?

Insurge-se o "Os cães ladram e a caravana passa" com a inépcia, a falta de controle e a corrupção na PJ.
Até que enfim, que alguém fala deste escândalo! Parabéns! Ando fartinho de chamar a atenção para este vergonha que é a nossa PJ. Eu, por exemplo, fui assaltado 6 vezes - em 2 lojas de telemóveis que tinha (com testemunhas oculares de algumas das vezes, e sempre o mesmo carro envolvido - um Honda Civic preto)! - e nunca a PJ descobriu nenhum assaltante. Da última vez até as 2 mãos deixaram escarrapachadas nas montras! Toda a gente pensava que desta vez é que os apanhavam... qual quê!! Uma autêntica miséria! De cada vez que recebi cartas da PJ foi sempre logo a seguir a novos assaltos e, ao princípio, ainda pensava que se tratava de algum desenvolvimento sobre os assaltos.
Nada disso. Era sempre para me informarem que o processo relativo ao assalto anterior FICAVA ARQUIVADO "por não ter sido possível identificar ou localizar os autores"!!! Agora vejam os requintes de malvadez: para que não acumulem registos de incompetências umas sobre as outras, arquivam por sistema o processo anterior. Assim, só corre 1 de cada vez, em cada nome!!!
Isto, para além da clara demonstração da sua inépcia é, também, uma forma dissimulada da sua ocultação, perante os contribuintes que lhes pagam os ordenados.
Vá-se lá saber porque é que o povo ainda tem a ideia de que "temos a melhor polícia judiciária do mundo"! É só até precisaram dela...

Sevilha 30 anos à frente

Não foi só Valência que ganhou a America's Cup. Desenrola-se neste momento o mundial de Sevilha em Motocross. Também vai ter metro e um dos maiores festivais internacionais de música (que por acaso está publicitado em todas as línguas menos no PORTOGUESE) e, pelos vistos, passam-se mais coisas em Sevilha por ano do que em Lisboa. Os espanhóis implementaram um sistema pioneiro de iluminação natalícia com assistência fotovoltaica - energia solar - que lhes permite poupar nos milhões de kilowatts que se gastam nesta quadra, e todas as piscinas passaram a ter "elevadores" para cadeiras de rodas. Uma rápida olhadela ao site do Ayuntamiento de Sevilha mostra-nos esta organização. Até o delegado de saúde e o responsável pelos projectos de juventude dão a cara.
Tal e qual como cá, portanto.
Transparência é o que não nos falta... por isso é que, enquanto os outros ganham os eventos e se desenvolvem todos os dias, nós... continuamos a ser os maiores, carago!

O desporto faz bem à saúde... dos espectadores

O ciclista espanhol José Maria Jiménez, um dos melhores trepadores dos últimos tempos, morreu sábado, aos 32 anos, vítima de paragem cardíaca, no hospital psiquiátrico San Miguel, revelou o Instituto de Medicina Legal de Madrid.
Parece-me preocupante o aumento exponencial de mortes prematuras e da rápida degradação das condições de vida dos ex-desportistas profissionais. Encerrada a carreira, em 2 anos se tornam autenticos hipopótamos, se mais nada ocorrer no interior - e alguma coisa ocorrerá, para que a figura mude tão drásticamente. Há já uma longa lista de ex-desportistas mortos ou doentes crónicos, prematuramente.
Não haja dúvida que o desporto - profissional - faz bem à saude... dos outros.

A RTP já fala em "forças de ocupação" americanas...

Interrogado, durante uma conferência de imprensa, sobre a duração e a intensidade dos ataques da guerrilha contra as forças de ocupação norte-americanas, o Ricardo Sanchez, comandante das forças norte-americanas no Iraque, disse esperar que eles se intensifiquem e que visem alvos diversificados nos próximos meses. Pode ler-se no site da RTP.
Este destaque não vai, como é óbvio, para as baboseiras dos grunhos que para lá andam a ganhar a vida aos tiros às crianças, mas para a forma subreptícia como o discurso da nossa televisão estatal começa a mudar. Embora a notícia tenha sido importada da Lusa, há que haver um mínimo de cuidado na sua roupagem para que não se corra o risco de ela se prestar a interpretações diversas do costumeiro Durão-Portas/mente correcto. Forças de ocupação americanas...?
Que é lá isto? Tudo bêbedo logo de manhã?

GNR já dá formação às tropas americanas.

A France Presse noticiou que Saddam Hussein presidiu em Ramadi, 100 quilómetros a oeste de Bagdad, a uma reunião "com dezenas de quadros do partido Baas", a 8 de Novembro. O mais curioso é que esse foi o mesmo dia em que o general John Abizaid, chefe do Comando Central norte-americano (Centcom), se reuniu na mesma cidade com chefes tribais para encontrar uma forma de acabar com os ataques contra a coligação.
Já era mau os américas não conseguirem encontrar o Husseín, mas se ainda por cima estavam todos afinal na mesma cidade e no mesmo dia, é porque as tropas yankees já começaram a receber formação sobre detecção de suspeitos dada pela nossa GNR.