1.16.2005

Fia-te na sondagem e não corras...

Esta sondagem, paga pelos Expresso / SIC, feita à meia dúzia de palonços do costume, mostra claramente como se pode deitar dinheiro à rua.
Bem: de facto, o dinheiro acaba por não ser totalmente perdido. Embora estes números nada tenham a ver com nada, eles são publicados apenas com o objectivo de influenciar as mentes fragilizadas dos milhões de analfas funcionais deste belo Tugal.
É lícito esperar-se, ainda hoje, 30 anos depois de Abril, que a esmagadora mole humana de alienados e indecisos se deixem convencer pelo partido que se anuncia como vencedor, no pressuposto de que o verdadeiro tuga, quanto mais pobre, frustrado e bruto, mais vencedor almeja ser. E a verdade é que toda essa gentinha acaba por fazer a cruz no partido que vai à frente, para que possa ter um dia a mais de alegria, semelhante aos domingos em a sua equipa ganha ao Benfica.
Neste caso, como foi a Impreza de Balsemão quem pagou, o objectivo subliminar é o oposto: o de apelar para a vingança visceral (tão legítima como a estupidez genuína) e fazer com que os descontentes com estes números a eles reajam, evitando de se abster, e contribuindo, portanto, para o aumento da votação no PSD.
É apenas para isso que as sondagens existem: para manipular o povão intelectualmente desprotegido num ou noutro sentido. Para que mais?
Cabe a todos os não-alienados esboçar um sorriso de escárnio para quem ganha assim a vida.

Sem comentários: