1.16.2005

A carta artesanal

A carta que João Mário Amaral escreve, na qualidade de Presidente da Associação de artesãos da Serra da Estrela, de solidariedade para com o seu amigo de longa data é, decididamente, a pérola desta edição do P.E.
Ela incorpora o que de mais genuíno a classe política tradicionalmente artesanal da nossa região consegue produzir.
Há que disfrutá-la em cada linha. Até porque, ao contrário do que tenho ouvido por aí, ela não roça, de maneira nenhuma, as raias do ridículo. Antes se posiciona, relativamente à indesmentivel importância do seu conteúdo, muito para além* dessa simples problemática.
Parabéns ao sr. Presidente João Amaral que, para além de se ter vindo* a afirmar, desde sempre, como um acérrimo defensor do artesanato regional tanto em Portugal, como nas Caldas, como em todos os países e Continentes que tem visitado no desempenho da sua espinhosa missão, nos brinda agora com uma escrita de fino recorte humorístico.
Obrigado por ser quem é.
.
Aproveito para lhe colocar uma dúvida que entretanto me assaltou, depois de atentamente absorver o âmago da sua notável missiva e que, embora nada tenha a ver directamente com o seu percurso profissional nem com o do seu amigo de longa data, coloco ao sr Presidente dado o sr Presidente ser, por força do cargo que ocupa, o especialista mais habilitado para a ela responder.
E que é a seguinte:
- Como se denominam, tecnicamente, os fabricantes de panelas e tachos artesanais?
.
Antecipadamente grato pela atenção.
O também amigo de longa data e um seu apoiante incondicional, concorra pelo partido que concorrer e à Presidência do que quer que seja.
JT
.
*mera inépcia linguística. «A Língua Portuguesa é muito traiçoeira» - Herman 98, RTP1

Sem comentários: