12.01.2004

Não posso concordar mais com Mário Soares (agora!)


Um país desorientado sem objectivos nem estratégia; uma polícia com práticas que nem no tempo da ditadura; uma Justiça que é uma absoluta vergonha nacional; um Ensino decrépito, uma Saúde pública que só funciona para os amigos dos médicos e enfermeiros e deixa morrer os restantes no meio do mais absoluto desprezo, uma Segurança Social miserável. Este o retrato de um país à beira de um abismo que «só ainda não sofreu um golpe militar porque está inserido na Comunidade Económica Europeia.»
O pior tempo desde o 25 de Abril no que respeita à corrupção generalizada, ao descrédito nas Instituições e à revolta dos cidadãos perante um arremedo de país que não responde, em parâmetro nenhum, ao que é minimamente exigido a um Estado de Direito hoje em dia.
É absolutamente revoltante ver a que ponto de degradação esta coisa chegou. Um absoluto cancro em qualquer àrea para onde se olhe. O que não se afoga em incompetência é derrotado pela burocracia, que ainda é pior. Absolutamente nada funciona. Tal como no Brasil. Mas aí eles já se habituaram a isso mesmo e desenvolveram mecanismos para rodear as instituições corruptas e ineficientes. Nós por cá ainda não.
E, portanto, das duas, uma:
Ou temos que aprender com eles a começarmo-nos a dirigir a uma repartição, a uma escola, a um tribunal, a um hospital com dinheiro na mão à mostra, ou teremos que pôr esta miséria de país a funcionar.
Como?
Com as únicas armas que o povo tem ao seu alcance e as mais poderosas do mundo:
A resistência e o bloqueio generalizado.
Então eu pago impostos para se construírem Estádios de futebol e se comprarem submarinos? No país mais atrasado da Europa?
E quem assim estoira o nosso dinheiro recebe milhares por mês e reforma-se com 56 anos, obrigando o resto dos portugueses a trabalhar até aos 65 e mais?
A criminosa classe política que nos desgoverna desde 1974 está toda reformada ao fim de 12 anos de «serviço público» a encher os bolsos, e nós andamos aqui a penar 35 anos ou até aos 65 de idade???
Que é lá isso?
Se isto não é para funcionar, então que não funcione mesmo.
Acabou-se.
E depois vamos a ver se isto é entregue a Espanha ou se começa a andar fininho...

Sem comentários: