12.01.2004

Daniel Sanches e Canas de Senhorim

Deve haver algum problema com o ministro da administração interna.
Diz ele que mandou avançar a GNR para desmobilizar um ilícito criminal - o impedimento da saída de um camião de urânio.
Mas depois não mandou desmobilizar um outro ilícito criminal - incomensuravelmente maior - o corte total da linha da Beira Alta durante todo o tempo que o povo quis.
Aquele aparato policial deslocado propositadamente para o local - dezenas de carrinhas de intervenção da GNR com centenas de homens - o que estiveram a fazer na estação de Canas toda a tarde?
A linha esteve cortada durante cerca de 6 horas, com meia dúzia de madeiros que um só homem desobstruiria em menos de 5 minutos, e mesmo depois do povo abandonar o local, a linha lá ficou, abandonada e ... cortada!!!

Que é que se passa com este ministro?
A força de intervenção, depois de horas de vigilância, abandonou a estação de Canas e o povo desmobilizou em seguida.
No comício que se seguiu, Luis Pinheiro responsabilizou o PR por este incidente e todos os que se seguirão.
E acreditem que mais se seguirão.
Porque esta luta tem a ver com a política seguida pela CM de Nelas, que eles acusam de ostracizar a região que lhe deu de comer (a Nelas) durante várias gerações.

É uma argumentação interessante que em breve exporei.
Luis Pinheiro foi meu colega das aventuras dos conjuntos musicais nos anos 70 - vendi-lhe uma Gibson que trouxe de Londres em 1980 e, para quem não sabe, ele era um excelente guitarrista-solo (era assim que se denominava na altura...).
Foi giro recordar esses tempos ontem, na estação de Canas, no intervalo das sucessivas entrevistas que ele lá ia dando às rádios e às televisões...
Reportagem completa mais logo.

Sem comentários: