1.29.2007

O Estado do Ensino:
O que um governo descaradamente mentiroso esconde da opinião pública
























Convido-vos a consultarem a última versão (2006) do Education at a Glance, publicado pela OCDE, que se pode encontrar em:
http://www.oecd.org/dataoecd/44/35/37376068.pdf

Nele podemos encontrar, em cada passo, as evidências das inúmeras mentiras descaradas que este governo vem vendendo, à cada vez mais distraída opinião pública portuguesa, como se das mais puras verdades se tratasse.

1ª MENTIRA do Governo:

Se forem à página 58, verão desmontada a convicção generalizada e disparatada de que os professores portugueses passam pouco tempo na escola e que no estrangeiro não é assim. Está lá escarrapachado que, em tempo de permanência na escola, os professores portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com tempos de permanência superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos, finlandeses (os tais que o ex-PR dizia, na TV, que passavam 52 horas por semana na escola!), austríacos, franceses, dinamarqueses, luxemburgueses, checos, islandeses e noruegueses!
E quem terá mais credibilidade?
O estudo da OCDE, ou o "estudo" a olhómetro por encomenda, à boa maneira portuguesa?


2ª MENTIRA do governo:

No mesmo documento de 2006 poderão verificar, na página 56, que os professores portugueses estão em 21º lugar (em 31 países) quanto a salários! Admirados, não? Há dias, os jornais, TVs e comunicação social, pertença da Alta Finança, anunciavam que "os professores portugueses eram os terceiros mais bem pagos da Europa!
Há coisas incríveis, não há?


3ª MENTIRA do governo:

Na pág. 32 poderá verificar também que, quanto a investimento na educação em relação ao PIB (e reparem que temos um dos PIBs mais baixos da europa!), estamos num modesto 19º lugar (em 31 países)
Aposto que o leitor atento fica boquiaberto, porque os "estudos encomendados a olhómetro" não apontam para estes números...


4ª MENTIRA do governo:

E podem igualmente verificar, na pagina 30, que estamos em 23º lugar (em 31 países) quanto ao investimento por aluno, ao contrário da ideia que o ME tenta fazer passar para a opinião pública, dizendo que «somos dos países que mais gasta em educação!!!»




Estas VERDADES INCONTORNÁVEIS, o ME não manda publicar!
Sócras enche os telejornais e a imprensa escrita com MENTIRAS DESCARADAS e só se percebe que a VERDADE não venha ao de cima porque Portugal tende rapidamente para um estado totalitário em que tudo é controlado pela Alta Finança, desde a comunicação social ao governo, de modo que temos, cada vez mais, que estar atentos à desinformação das televisões e dos jornais, tudo detido por 3 grandes grupos económicos nacionais - Lusomundo, Media-Capital e Impresa - que por sua vez são propriedade da Alta Finança Portuguesa e Espanhola.

É preciso ter os olhos bem abertos e grande espírito crítico!
Não devemos deixar que Sócras consiga transformar todos os portugueses num imenso rebanho facilmente manipulável com as suas patranhas e mentiras descaradas deste triste bacharel de décima quinta categoria.
Contra factos não há lérias que resistam

Sem comentários: