10.07.2012

E se a barragem da Lagoa Comprida colapsasse? PARTE II

Secção A - aproximação e estudo teórico

Este é o cenário de partida.
Uma barragem colossal - a maior da Serra da Estrela, que armazena, em média, 14 milhões de metros cúbicos = 14 milhões de toneladas que se precipitariam encosta abaixo se algo corresse mal.

1º ERRO: A capacidade REAL não me parece que seja esta.
Dividindo a capacidade declarada pela área anunciada temos um número demasiado redondo: 15 metros.
Quer dizer: a profundidade média da barragem seria de 15 metros. Ora, basta conhecer a barragem e ter lá ido visitá-la vazia, como eu fui algumas vezes, para perceber que esse número não é correcto. Em muito mais de metade da área, mesmo no inverno, a barragem não tem 15 metros de profundidade. Terá 7 a 8. E consequentemente a outra metade não pode ter 22 ou 23... Já que a altura máxima se regista apenas junto ao paredão e é de 28,8 metros.
Portanto, alguém aldrabou a escrita para fazer a barragem parecer maior do que é.

E eu até já vi estimativas que apontam para 22 e até 24 milhões de metros cúbicos: seria o dobro!
De facto, com 800 mil metros quadrados fácil é perceber que na parte mais alta - 28 metros por 1200 metros de desenvolvimento (frente) e, se contabilizarmos a parcela da água que ocupa os 100 metros mais próximos do muro, estamos a falar de 3,36 milhões de metros cúbicos. Apenas.
Se extrapolarmos os próximos 100 metros para uma profundidade de dois terços da máxima teremos mais 2,24 milhões. Ou seja: 5,6 milhões de toneladas em 200 metros de distância do paredão.... equivalendo a 240.000 metros quadrados do total. Mais de 1/4 do total. E a profundidade a partir de metade da distância até ao seu fim (SE da albufeira) é muito menor.
Nos próximos 200 m se considerarmos metade da profundidade máxima (14 metros) teríamos mais 1,7. E estamos a falar de profundidades de 14 metros, o que, a 400 metros do paredão é um número muito generoso!
Ou seja: a metade mais profunda da Lagoa terá, pelos meus cálculos REALMENTE qualquer coisa como, números redondos, os 7.3 milhões de metros cúbicos.
Como a segunda metade é muitíssimo mais baixa, não devendo ultrapassar em média, os 7 metros de profundidade mesmo em pleno inverno, o que dá mais 2.8 milhões, o total não deve ultrapassar os 10 milhões de metros cúbicos. Faltam 4 para o anunciado. 

2º  Mas esse erro é desprezável em caso de catástrofe.
 Acontece, no entanto, que se a barragem colapsar naturalmente a probabilidade maior é que tal aconteça no inverno. Altura em que a água sobe até 3 metros acima do nível médio. É preciso dizer que centrais como a da Sra do Desterro ou do Sabugueiro e a própria minúscula central da barragem não dão vazão, de forma nenhuma, ao aumento de água que se verifica pontualmente no pino do inverno. Por isso o nível da barragem sobe.
E por cada metro que a água suba, estamos a falar de mais de 800 mil metros cúbicos a mais, porque a água não sobe verticalmente, mas espraia-se, pelo que é de esperar que de facto o volume de acréscimo ultrapasse o milhão de metros cúbicos por cada metro em altura..
Se o inverno for rigoroso e a água subir 3 metros no paredão, como realmente acontece, estamos de facto a falar de muito mais do que  3 milhões de metros cúbicos de excesso. Provavelmente 4 ou até 5. 
E aí teremos os números originais.
Atente-se nas fotos abaixo em que se pode ver a água praticamente ao nível máximo do paredão o que é muito acima do limite de segurança.
Nesta foto abaixo podemos imaginar a água à altura total do paredão que ultrapassa, no ponto mais fundo da estrada ( e por isso o mais crítico), os 28 metros de profundidade. Se bem que em caso de cataclismo não sairia toda esta água porque cerca de metade ficaria retida pela estrutura primitiva dos degraus. Não se imagina que a estrutura primária colapsasse, dada a sua robusta geometria em escada.


Sem comentários: