2.12.2013

Seia continua sem acessos ao maciço central (pistas de sky e Torre)


Mais um Carnaval perdido, mais um enorme prejuízo para o nosso concelho. 

Os turistas não vêm e os poucos que aparecem dão meia volta.
Seia, com este tipo de "Inteligência" a geri-la, está absolutamente condenada.

1 - Por um lado, a GNR a cercar-nos todos os dias, no vale; 2 - Por outro, o centro de limpeza de neve a manter as estradas fechadas, na Serra. 

Estes 2 factores confinam Seia a um ENCLAVE entre o CERCO POLICIAL e A NEVE... à espera da morte certa. 

Isto é tão absurdo que a própria NEVE - pela qual todo o comércio espera durante o ano inteiro - se  tornou nossa INIMIGA!

O que vêm os turistas fazer a Seia, hoje em dia? 
Soprar no balão, perder a carta de condução e pagar coimas de centenas de euros por excesso de velocidade - 50km/h limite na recta da Vila Chã - e voltar para trás sem sequer atingir as pistas de ski.

Eu não me surpreendo com a complacência dos nossos políticos do lado de cá. Já os conheço bem demais para saber que nunca serão capazes de elevar a voz contra o comando da GNR nem contra o centro de limpeza de neve (nem contra coisa nenhuma, afinal).

Surpreendo-me com a falta de uma resposta firme por parte da Turistrela que, ano após ano, acumula prejuízos com esta actuação vergonhosa.

Claro quer a maioria dos seus clientes vêm da Covilhã e por isso escapam ao cerco de Seia. Mas depois também não conseguem subir à Torre e às pistas.

"Está fechado o acesso ao maciço central da Serra da Estrela, só se circula de Seia para Manteigas através de Gouveia, pela Estrada Nacional 232, porque para a Torre não se passa". "O CDOS da Guarda adianta que "não há previsões" para a reabertura das vias que permanecem fechadas devido à neve que tem caído com abundância na Serra da Estrela."

E os comerciantes, a restauração e a hotelaria em geral o que fazem?Lamentam-se e encolhem os ombros.Dentro de meses, por este andar, terão os seus problemas resolvidos.



4 comentários:

Eduardo disse...

Boa tarde

Em relação ao cerco policial sinceramente penso que muitos dos turistas nem se apercebem disso até receberem a multa em casa.. :)

Quanto aos serviços de limpeza de neve acredito que não trabalhem a 100%, mas também penso que poderá ser por falta de meios eficazes. Limpar a serra enquanto neva pode ser um principio para que a abertura das estradas se torne mais rápida, mas e meios para isso ? Serão os meios actuais os indicados para efectuar uma limpeza com segurança ?? mesmo depois das estradas limpas será seguro ??
Atravesso a serra pelo menos 1 vez por semana e acredite que mesmo no Verão já lá apanhei bastantes sustos ( vento, nevoeiro, trovoadas ) e muitas destas vezes saí da Covilhã ou de Seia com um tempo fantástico que nada faria prever o que apanhei a maior altitude...

Um exemplo da falta de segurança da estrada é a PÉSSIMA marcação de linhas guias, pois com nevoeiro cerrado é rezar para conhecer a estrada e ir MUITO .. mas mesmo MUITO atento....

Anónimo disse...

Sr. João Tilly, antes de tornar publica a sua visão sobre algo, deveria certificar-se que a mesma não fuja à realidade...
Esta sua visão sobre o Centro de Limpeza de Neve é errada. A área de acção do Centro de Limpeza de Neve, não se resume apenas às Estradas do Maciço Central da Serra da Estrela, quando diz que se circula de Seia para Manteigas através de Gouveia EN 232, está mal informado, ao romper do dia, quando o troço da EN 232 Gouveia - Manteigas foi aberto, tambem foi aberta a EN 339-1, que permite a ligação directa de Seia para Manteigas, EN 232-1, EN 338 troço Piornos - Manteigas. A meio da manhã foram abertos os troços Sabugeiro - Lagoa Comprida EN 339 e Portela do Arão - Lagoa Comprida EN 338, a seguir ao almoço foi aberto o troço Lagoa Comprida - Torre - Piornos EN 338. Agora faço eu uma pergunta, Sr. João Tilly, alem destas Estradas que acabei de referir, sabe porque é que outras Estradas, EN 339 Seia - Sabugueiro, EN 231 São Romão - Pedras Lavradas, EN 18-1, EN 221, EN 233, EN 233-3, EN324, EN 332, EN 340, estiveram sempre transitaveis???
Esta sua visão é uma ofensa para mim e para todos os meus colegas de trabalho, quem conhece o nosso trabalho, tem conhecimento dos riscos que corremos, que estamos privados das nossas familias, por vezes mais de uma semana para que pessoas como o Sr. João Tilly, possam circular em segurança...

João Tilly disse...

Caro anónimo que trabalha no centro de limpeza de Neve.
Apenas lhe posso dizer que se você nunca saiu de Portugal eu conheço a europa quase toda. E EM LADO NENHUM se vê esta pouca vergonha.
Não passa pela cabeça de ninguém que ALGUMA estrada na Áustria, Suiça, Finlândia, Noruega FECHEM por causa da neve. E cai lá neve durante mais de metade do ano.
Por isso lhe digo que se você e os seus colegas - que não sei o que fazem durante 345 dias por ano - trabalhassem em qualquer parte da Europa excepto nesta república de bananas chamada Portugal, vocês ou faziam como os outros - toda a noite a lançar sal e a desimpedir as estradas - ou seriam despedidos no mesmo dia.

quintadocochel disse...

João, és o maior...