7.21.2012

Os professores tiraram licenciaturas verdadeiras em Universidades a sério



Tudo tem uma explicação nesta vida e esta estupidez dos cortes de 50% nos professores também.
Não tenho dúvidas de que se trata de um efeito multiplicador não considerado nas contas do ministério. Eles, com os mega agrupamentos, fizeram as continhas para colocarem APENAS os contratados em casa ou a tapar buracos. Mas como as turmas ficaram com o dobro dos alunos - ainda quero ver onde os vão meter nas salas que existem... - o efeito foi multiplicador e o corte que seria de 20 mil passou para 50 ou 60 mil.
Ninguem sabe.
Claro que em Agosto terão que corrigir tudo e fazer voltar tudo à primeira forma, embora - claro! - com outros nomes.
Simplesmente há um problema:
Os professores mais graduados já tiveram que escolher e ficam com o trabalho todo; e os menos graduados ficam com praticamente zero serviço. Mesmo que o horário não seja zero, o serviço realmente sê-lo-á.
O que é uma injustiça fenomenal para os professores mais graduados ( mais antigos).
Ficam com mais turmas e cada uma com muito mais alunos (eu, por exemplo ficarei com mais do dobro dos alunos que tinha o ano passado e menos 30% de tempo para os ensinar, porque a carga horária também reduziu de 6 tempos de 45 min para 4 tempos de 50 min, no nosso Agrupamento nos 8º anos.) Perdemos 70 minutos por semana relativamente ao que tínhamos o ano passado.
Não sei como podem ser exigir resultados com um aumento dos alunos para o dobro / turma e a redução de 30% no tempo de cada uma.
Mas isto também não é para levar a sério...

2 comentários:

Anónimo disse...

e porque não dar o seu lugar a uma pessoa realmente licenciada em Matemática ???

João Tilly disse...

Não olhando ao ressabiamento deste comentador cobarde - que não ousa sequer mostrar o nome - informo os leitores que todos os licenciados em engenharia - e eu fui-o na FCTUC, não foi na Lusófona nem numa privada da treta - têm habilitação PRÓPRIA para dar várias disciplinas, entre as quais Matemática ao 3º ciclo e Secundário. Mas não só em Portugal: em qualquer país europeu.
Para além de matemática temos habilitação própria - em todo o mundo civilizado - para dar todas as cadeiras da área de mecânica teórica (antigo Grupo 2ªA) e prática (antigo Grupo 12ºA) e ainda Geometria Descritiva que o comentador não seve sequer saber o que é.
Portanto o nosso problema é termos habilitações a mais e muitas áreas em que estamos licenciados para trabalhar. Não só no ensino. Também trabalhamos cá fora, se quisermos.
Um caso típico de extra-habilitações num país de analfabetos, muitos deles nitidamente ressabiados e cobardes, como este comentador. Que tem, no entanto, bom remédio: tire um curso de engenharia e arranja emprego rapidamente.