- Alterações Climáticas. A maior mentira do sec 21
- O negócio multimilionário das vacinas obrigatórias
- O despovoamento galopante do interior: restam-nos 3 décadas
- Os mitos sobre a neve especial na Serra da Estrela...
- AS 9 VERDADES SOBRE AS BARRAGENS E O SEU VENENO MORTAL: O METANO
- O QUE ACONTECEU A SEIA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS... e o que vai acontecer nos próximos 4
- As 5 leis fundamentais da estupidez humana.
- 1º Dezembro de 1640
- A Troca do Rei
4.29.2008
4.28.2008
Manuela Ferreira Leite Jamé
A obssessão dos dirigentes do PSD actual pelo abismo é algo que ultrapassa qualquer tipo de lógica ou racionalidade.
No momento em que fazer oposição (a este governo) deveria ser uma brincadeira de crianças, eis que o Partido faz jus ao seu nome e continua partido em 10 ou 12 cacos.
Reunidos alguns deles, com grande custo, mesmo assim não se consegue ter menos do que 3 frentes.
Indo, ou não, estas 3 tendências a sufrágio, fácil é para todos perceber que um partido assim não vai lá. Porque, no dia seguinte às eleições, os que perderem iniciarão o minar do terreno àquele que ganhar.
Não vejo qualquer futuro para o PSD de hoje.
Ou a coisa se galvaniza em torno de um único nome ou, com facções fratricidas em catadupa, não se vai lá.
Até porque, do outro lado, temos surpreendentemente um homenzinho do mais mediano e banal que há mas que conseguiu unir o seu partido em torno de si.
Uns por medo e outros por medo, a verdade é que Sócrates tem o PS na mão sem vozes discordantes.
Um unanimismo do mais doentio que imaginar se pode, porque falso como Judas, mas a verdade é que ninguém ousa abrir a boca com receio das "irreversíveis" consequências políticas que tal veleidade traria para todo o sempre à sua futura carreira (partidária, política, profissional, etc).
Sabemos que a alta-finança estará sempre com quem for poder em cada momento e que a comunicação social também (este é que é um dado e um pântano absolutamente novo...).
Mas isso não deveria impedir que outros pensadores livres, para além de Manuel Alegre, pudessem ter a coragem de dar o corpo às balas e viessem, publicamente, desmascarar este fraco rei que sempre esteve nú.
Mas a verdade é que impede.
Assim, continuamos a assistir ao silêncio dos opositores internos a Sócrates e à fanfarra do circo público dos opositores declarados a todos quantos pretendam levantar cabeça no PSD.
Asim não vamos lá.
E com Manuela Ferreira Leite, que só vê números à sua frente, também não.
MESTRADO em gestão de Campos de Golfe!
Ao que este pais de palhaços e de palhaçada chegou!...
A entrevista na Sic em duas partes
1ª parte
Está muito comprimida para caber no Youtube.
Vou tentar utilizar outra tecnologia de compressão para que o som fique melhor.
Mas leva tempo...
Para já fica assim.
Eu gostava de ter acesso ao texto integral do "entendimento" entre a plataforma e a ministra
Mas não há ninguém, pelos vistos, que tenha acesso a ele...
Continuo a tentar.
Sou bombardeado com emails dos sindicatos que produzem memorandos sobre o acordo.
Mas o texto do acordo propriamente dito... não aparece.
Porquê?
O que tentam ocultar?
Entretanto, nas escolas, o processo da avaliação retomou-se tal qual a ministra queria.
Estou para ver o que ganharam os professores neste processo...
Na minha escola, de 16 inscritos para a votação para a direcção do SPRC para o próximo triénio, compareceram 5 professores e 2 votaram em branco.
3 votos na lista A, em 16 (19%) é capaz de ser bem revelador do que o pessoal está a pensar dos sindicatos neste momento...
Continuo à espera de ler o texto oficial - e não as balelas que nos querem impingir ambas as partes - para me poder pronunciar definitivamente sobre ele.
Na Sic
4.20.2008
4.17.2008
Um Partido todo partido
4.16.2008
Weblog reparado!
Os meus agradecimentos à Sofia e à equipe técnica do Weblog.com.pt que conseguiram reparar as asneiras que eu inadvertidamente faço.
Não percebo peva de html, pelo que me limito a fazer copy / paste de umas coisas que funcionam, sem eu perceber como.
E, depois, de quando em vez, há asneirada...
Mais uma vez, muito grato e continuação do bom trabalho que têm feito.
João Tilly
Neve nos próximos 3 dias a 1900 metros de altitude na Serra da Estrela
Previsão de queda de neve hoje, amanhã e depois a 1900 metros de altitude, na Serra da Estrela.
Será, provavelmente, a última oportunidade, este ano, para se ver neve.
Na sexta feira teremos, provavelmente, 7 cms de neve no solo.
É magnífico.
Embora cá passar o fim de semana!Há alojamentos com fartura aqui em Seia a serra, nesta época do ano, é lindíssima.
Conjuga as cores da primavera com o último manto de neve.
A não perder!
4.15.2008
Blog principal avariado
Como dizia a minha Tia Aura: «nunca troques o amor velho pelo novo que há-de vir.»
Inadvertidamente, no sábado passado, ao mexer no Main Index para substituir informação antiga por outra mais recente, fiz asneira.
O sindicato vendeu os professores por 30 dinheiros?
Guarda fica sem SAPs e só com 1 urgência médico cirúrgica
FMI arrasa a propaganda do governo sobre o "crescimento" da economia portuguesa
FMI prevê que crise mundial adie retoma portuguesa por pelo menos mais dois anos.
Com os Estados Unidos quase estagnados durante dois anos e a Europa a colocar um ponto final no período de crescimento acima do potencial, Portugal não conseguirá resistir a esta onda negativa e registará este ano um recuo para a mesma taxa de crescimento de 2006, adiando o objectivo de retoma, pelo menos, até 2010.
Este é o cenário negro ontem traçado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no seu relatório semestral e que constitui, até ao momento, a projecção mais desfavorável entre todas as instituições internacionais.
Para Portugal, a concretizarem-se as expectativas do Fundo, a economia irá abrandar este ano para uma taxa de crescimento de 1,3 por cento, depois de ter registado uma aceleração de 1,9 por cento em 2007. Em 2009, poucas são as melhorias, com a economia a não conseguir mais do que uma ligeira aceleração para 1,4 por cento.
Ficam assim muito distantes as previsões que são feitas pelo Governo, que está à espera de um crescimento económico de 2,2 por cento este ano e de 2,8 por cento em 2009. E ainda longe as previsões do Banco de Portugal de dois e 2,3 por cento, respectivamente.
O que explica estas expectativas tão negativas do FMI?
Em primeiro lugar, o facto de serem as projecções mais recentes. Nas últimas semanas, as notícias de um abrandamento forte acentuaram-se tanto a nível internacional como nacional, neste caso com um desempenho mais fraco nos primeiros meses deste ano de indicadores como as exportações, investimento ou confiança dos consumidores.
No entanto, só isso não explica a diferença. Na terça-feira, o governador do Banco de Portugal assumiu que teria de corrigir em baixa a sua previsão de crescimento para Portugal este ano, mas colocou um limite nessa revisão nos 1,7 por cento de crescimento que o BCE (e portanto o Banco de Portugal) prevê para a Zona Euro.
Mundo arrasta Portugal
O resto da explicação tem então a ver com o nível de degradação da conjuntura internacional de que as várias instituições estão à espera.
O FMI mostrou ontem, com o relatório apresentado, que é neste momento a instituição internacional que espera um impacto mais negativo da crise financeira, quer nos Estados Unidos, quer na Europa. Como consequência, Portugal sai inevitavelmente prejudicado, seja por via do aperto no crédito, seja pela quebra da procura proveniente dos países principais clientes das suas exportações.
Aliás, tal como acontece com o Banco de Portugal e do próprio Governo, o Fundo coloca a economia portuguesa, em 2008, a crescer a um ritmo muito próximo do que está à espera para a média europeia. No caso das previsões do FMI, o crescimento nacional fica apenas uma décima de ponto abaixo da média europeia. No caso do Banco de Portugal, uma décima de ponto acima. O problema está no nível de crescimento que é esperado para a própria Zona Euro.
in Público
Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia bate record com atletas de Seia... na pista de Seia.
Curioso que metade da equipa recordista do Gouveia é de... Seia.
Curioso... ou talvez não.
Porque pelo menos um Clube, aqui em Seia, não trata da forma mais correcta os atletas da sua Terra.
A Joana não recebeu 3 medalhas referentes a 3 provas que ganhou em 2007 porque o responsável do clube que representava não a federou nem quis saber disso para nada, apesar das minhas insistências nesse sentido.
Uma atleta, em início de carreira, que ganhou praticamente todas as provas em que participou no distrito, viu as colegas classificadas atrás de si receberem os seus louros (indevida mas legalmente) por 3 vezes (!) porque a sua situação não se encontrava devidamente regularizada dentro do Clube!
Poder-se-á dizer que estas medalhas são de cortiça mas, para jovens atletas que correm por amor à camisola, o incentivo que elas lhes proporcionam vale OURO!
A insensibilidade de certos actores e dirigentes desportivos é uma coisa que eu não compreendo nem compreenderei nunca, dá-me a impressão.
A Joana, depois de um ano a treinar sem qualquer apoio de ninguém desse clube, mas apenas da prof Regina Babo que, desinteressadamente, a treinou a título pessoal, e depois de um ano em que acabou por descobrir que afinal nem sequer estava inscrita nesse Clube, acabou por decidir entrar num clube real, que treina atletas da região, contribuindo para o seu apuro técnico dentro da modalidade que estes jovens adoram: o atletismo.
Diz-se, por todo o lado, que o clube de atletismo (porque o de futebol já nem sequer existe) aqui de Seia não se preocupa com a formação dos atletas da nossa Terra mas apenas com vedetas profissionais que vivem a centenas de quilómetros daqui e nem sequer se sabe se conhecem Seia ou se cá vieram alguma vez.
Isso não sei. Nem me interessa.
Já foi aberto um inquérito parlamentar ao funcionamento desse clube e deu em águas de bacalhau.
Por mim, que cada um trate da sua vida que eu estou-me bem a marimbar para isso.
Mas que não se prejudiquem os jovens do Concelho, votando-os ao abandono, porque depois estes jovens ou desistem ou têm que ir procurar outros concelhos para treinar.
Felizmente o NDC Gouveia treina... em Seia!
Que fique bem claro que eu não tenho nada contra os responsáveis do clube de Seia, que nem sequer vou nomear porque sou lido por muita gente fora de Seia (e até de Portugal) e não quero contribuir para dar uma imagem menos positiva desse clube.
Nada me preocupa se os responsáveis usufruem ou não de "mordomias absurdas", como vejo escrito em fóruns e se diz para aí alto e bom som.
Se as têm é porque alguém lhas proporciona porque considera que eles as merecem.
Portanto a "culpa" dessas benesses (se é que elas existem) não é, concerteza, de quem as aufere.
Não sei o que se passa nesse clube e, pelo pouco que percebi, nem quero saber.
O NDCG é um clube verdadeiro, um clube onde os jovens da nossa região são apoiados e devidamente orientados. Onde os responsáveis se preocupam com a performance mas também com o bem estar dos pequenos atletas em formação.
O NDCG é dirigido pelo lendário Prof Brito, um personagem muito acarinhado na sua Terra e também pelo jornal local: o Notícias de Gouveia.
Não há edição que não traga os "feitos" do clube.
Os meus parabéns pelo seu trabalho de há 4 décadas, que nunca relegou para segundo plano, repito, o principal objectivo dos atletas: crescerem em Paz, harmonia e nunca descurando os estudos.
Estas 4 atletas recordistas são todas excelentes alunas nas suas escolas.
Se é verdade o que a ministra acabou de dizer na SIC...
Os professores averbam a maior derrota de que há memória.Porque só este ano é que o regime será simplificado.Para o ano que vem, TUDO - Exactamente tudo - o que Valter lemos inventou será posto em prática.O que inutiliza toda a luta dos professores e reduz a zero a mega manifestação de Lisboa.100 mil acordaram muito tarde e começaram a lutar - tal como eu disse - fora de horas e de tempo e depois do ECD ter sido promulgado sem a oposição de ninguém, no terreno.Se é verdade o que a ministra acaba de dizer, os sindicatos não deveriam ter acordado essa indignidade.Veremos se é ou não, porque ela - tal como o seu chefe - não é muito certa nas afirmações que faz.Tenhamos essa fé...
Tuberculose: já não há que continuar a ocultar.
Apesar de a Associação de Pais já o saber há já 3 dias, eu não quis publicar a história para não conduzir ao alarme social infundado, já que não se conheciam os contornos deste caso, nem se tinha a perfeita noção de que algum perigo existiria.
E hoje posso dizer que, se ele existe, é muito remoto.
Explico:
A uma aluna do 11º da ES Seia foi diagnosticada Tuberculose, pelos HUC, em estado de contágio.
Há mais de um ano que revelava tosse cavada e todos os sintomas da doença. Suores frios à noite, por exemplo, e forte perda de peso.
Apesar disso e das várias vezes que se dirigiu ao Hospital e ao médico de família, tais sintomas foram desvalorizados.
Neste momento a aluna está em casa, ao que tudo indica sem vigilância médica.
Segundo uma vizinha, a tuberculose foi-lhe diagnosticada no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital onde a aluna foi fazer uma radiografia "só para descargo de consciência"...
No dia seguinte foi chamada para ser internada de urgência nos HUC.
Está impedida de entrar na Escola e toda a população escolar foi
submetida a um rastreio hoje mesmo.
Depois, em Maio, um veículo devidamente apetrechado virá fazer micro radiografias à população escolar (800 pessoas).
Entretanto há mais histórias relacionadas.
1 - Em reunião havida, ontem à noite, na ES entre o CD, a Delegada de Saúde e os pais, alguns pais afirmaram que «se a aluna entrar na Secundária não deixam os filhos ir às aulas».
Outros garantiram que não vão ficar à espera do dia 15 de Maio para fazerem uma radiografia aos filhos. Vão fazê-las já por iniciativa própria.
2 - O diagnóstico foi feito apesar de o médico de família o desaconselhar.
3 - A aluna tinha antecedentes - pai e irmão - com a mesma doença mas culpa os colegas de lha ter "pegado".
4 - A aluna afirmava ontem ainda que «vai voltar à escola na próxima segunda feira e só não veio hoje porque está mau tempo».(!)
A aluna foi visitada ainda esta semana por colegas, em sua casa, sem qualquer protecção das vias aéreas, apesar do seu estado de saúde fazer recear o perigo de contaminação (por esse motivo está proibida de entrar na Escola).
Enfim... esperemos que nada mais aconteça. E não deve acontecer, já que a sua companheira de carteira desde o início do ano não apresenta qualquer sinais de doença.
4.14.2008
A verdade da Mentira - a «escalada» do preço do petróleo
Todas as semanas meto gasolina no carro e de cada vez são necessários mais euros para comprar os mesmos litros de combustível.
Dizem-me que é por causa da escalada do preço do petróleo.
Os industriais de panificação ameaçam com uma subida do preço do pão em cerca de 50% devido à subida do preço dos cereais e do petróleo...
Fui à net buscar umas tabelas/imagens e comecei a fazer umas contas.
Câmbio EUR/USD, desde 1999 a 2008:
Evolução do preço do petróleo desde 1994 (preços em USD):
Então concluimos que
- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD).
- Em 2008, um barril de petróleo custa 98USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=1.40USD).
Neste momento, em Março 2008, o Euro atingiu 1,53 USD e o preço do petróleo atingiu os 100 USD, mantendo-se a proporção de custo do barril em Euros.
Portanto, a tão apregoada subida do preço do petróleo é UMA GRANDE treta!
Estamos é a ser DESCARADAMENTE roubados pelas petrolíferas e pela associação de padeiros com o beneplácito do governo
4.12.2008
4.11.2008
4.08.2008
Parte da peça que está a passar na RTP
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=338099&tema=37
Esta peça foi a notícia de abertura do Jornal da Tarde de hoje e está a ser complementada com os comentários da ministra da saúde e da administração dos HUC que tem a pouca vergonha de declarar que "não tem conhecimento" de um processo com 600 páginas, que decorreu nos últimos 4 anos, e no decorrer do qual muitos médicos e especialistas desse mesmo Hospital foram interrogados.
Mas enfim...
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=338110&tema=37
A mensagem, especialmente dolorosa para mim, está a passar por todo o país. Os jornais de amanhã farão referência a este triste caso e pode ser que a morte do meu Pai sirva para salvar algumas Vidas.
É tudo o que eu espero.
4.06.2008
Acusação do Ministério Público à médica que mandou João Tilly dos Santos para a morte
No dia em que se completaram exactamente 4 anos sobre o homicídio do meu pai, a médica responsável por esse crime foi formalmente acusada.
Muito se deveu à minha insistência e à queixa que eu e o meu irmão fizemos no DIAP: Senão, até hoje essa desgraçada continuaria a mandar doentes para a morte.
Que se faça justiça e essa miserável pague bem caro o que fez àquele grande Homem, que podia muito bem estar vivo hoje e de perfeita saúde, se não tivesse tido o azar de ir parar às mãos dessa homicida.
Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8 Página 9 Página 10 Página 11 Página 12 Página 13 Página 14 Página 15 Página 16 Página 17 Página 18 Página 19 Página 20 Página 21 Página 22 Página 23 página 24 Página 25 Página 26 Página 27 Página 28 Página 29 Página 30 Página 31 Página 32 Página 33 Página 34 Página 35 Página 36 Página 37 Página 38 Página 39 Página 40 Página 41 Página 42 Página 43 Resultado da autópsia