4.15.2008

Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia bate record com atletas de Seia... na pista de Seia.

Photobucket

Curioso que metade da equipa recordista do Gouveia é de... Seia.
Curioso... ou talvez não.
Porque pelo menos um Clube, aqui em Seia, não trata da forma mais correcta os atletas da sua Terra.
A Joana não recebeu 3 medalhas referentes a 3 provas que ganhou em 2007 porque o responsável do clube que representava não a federou nem quis saber disso para nada, apesar das minhas insistências nesse sentido.
Uma atleta, em início de carreira, que ganhou praticamente todas as provas em que participou no distrito, viu as colegas classificadas atrás de si receberem os seus louros (indevida mas legalmente) por 3 vezes (!) porque a sua situação não se encontrava devidamente regularizada dentro do Clube!
Poder-se-á dizer que estas medalhas são de cortiça mas, para jovens atletas que correm por amor à camisola, o incentivo que elas lhes proporcionam vale OURO!

A insensibilidade de certos actores e dirigentes desportivos é uma coisa que eu não compreendo nem compreenderei nunca, dá-me a impressão.
A Joana, depois de um ano a treinar sem qualquer apoio de ninguém desse clube, mas apenas da prof Regina Babo que, desinteressadamente, a treinou a título pessoal, e depois de um ano em que acabou por descobrir que afinal nem sequer estava inscrita nesse Clube, acabou por decidir entrar num clube real, que treina atletas da região, contribuindo para o seu apuro técnico dentro da modalidade que estes jovens adoram: o atletismo.
Diz-se, por todo o lado, que o clube de atletismo (porque o de futebol já nem sequer existe) aqui de Seia não se preocupa com a formação dos atletas da nossa Terra mas apenas com vedetas profissionais que vivem a centenas de quilómetros daqui e nem sequer se sabe se conhecem Seia ou se cá vieram alguma vez.
Isso não sei. Nem me interessa.
Já foi aberto um inquérito parlamentar ao funcionamento desse clube e deu em águas de bacalhau.
Por mim, que cada um trate da sua vida que eu estou-me bem a marimbar para isso.
Mas que não se prejudiquem os jovens do Concelho, votando-os ao abandono, porque depois estes jovens ou desistem ou têm que ir procurar outros concelhos para treinar.
Felizmente o NDC Gouveia treina... em Seia!
Que fique bem claro que eu não tenho nada contra os responsáveis do clube de Seia, que nem sequer vou nomear porque sou lido por muita gente fora de Seia (e até de Portugal) e não quero contribuir para dar uma imagem menos positiva desse clube.
Nada me preocupa se os responsáveis usufruem ou não de "mordomias absurdas", como vejo escrito em fóruns e se diz para aí alto e bom som.
Se as têm é porque alguém lhas proporciona porque considera que eles as merecem.
Portanto a "culpa" dessas benesses (se é que elas existem) não é, concerteza, de quem as aufere.
Não sei o que se passa nesse clube e, pelo pouco que percebi, nem quero saber.

O NDCG é um clube verdadeiro, um clube onde os jovens da nossa região são apoiados e devidamente orientados. Onde os responsáveis se preocupam com a performance mas também com o bem estar dos pequenos atletas em formação.
O NDCG é dirigido pelo lendário Prof Brito, um personagem muito acarinhado na sua Terra e também pelo jornal local: o Notícias de Gouveia.
Não há edição que não traga os "feitos" do clube.
Os meus parabéns pelo seu trabalho de há 4 décadas, que nunca relegou para segundo plano, repito, o principal objectivo dos atletas: crescerem em Paz, harmonia e nunca descurando os estudos.
Estas 4 atletas recordistas são todas excelentes alunas nas suas escolas.

Sem comentários: