2.23.2013

Enquanto deitamos fogo à nossa Serra da Estrela, a NASA observa e estuda...



"Os incêndios devastadores que alastraram por Portugal em Julho e Agosto de 2005 não pouparam o maior parque do país na sua fúria. 
No centro de Portugal, quase todas as montanhas mais altas do país, a Serra da Estrela, são parte de um parque nacional, no qual a economia rural da agricultura, incluindo o pastoreio de cabras e ovelhas, co-existe com vistas panorâmicas, culturais e sítios históricos e bons exemplos de glaciares esculpidos .

Apesar de os pequenos incêndios terem sido extintos rapidamente em outras partes da Serra da Estrela, em junho e início de julho, por volta de 19 de julho  maiores incêndios irromperam no parque. Estes fogos explodiram, espalhando-se rapidamente. Moradores de vilas e aldeias no parque tiveram de ser evacuados."

O resultado do efeito das chamas estão captados nesta imagem da Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer  (ASTER)  da NASA via satélite em 25 de agosto de 2005. 
A vegetação aparece em tons de vermelho, áreas desenvolvidos aparecem a branco,  a água é azul  e as áreas queimadas estão a escuro.  

Sem comentários: