11.24.2012

Phobos, lua de Marte



Phobos é provavelmente o próximo mundo onde os humanos poderão aterrar...
Phobos é uma pequena rocha vagueando no espaço com a forma de uma batata, uma das duas luas de Marte (a outra é Deimos ainda mais pequena).
A baixa gravidade faria de nós super-Homens. Voaríamos com facilidade porque pesaríamos tanto como um rato. Flutuaríamos em vez de andar e correríamos o risco de nos tornarmos uma lua à volta de Marte se déssemos um salto com um impulso maior...
O sol nasce e põe-se a cada 8 horas. Phobos está pejada de crateras e é um local muito sujo devido à poeira dos asteróides que embateram nessa lua.
À noite as temperaturas são de 112 C abaixo de zero.
Em Phobos poderíamos levantar rochas de mais de 4 toneladas e fazer 3 mil saltos mortais seguidos sem cair.
A cratera Stickney é a maior de Phobos, com 11 kms de largura. Foi aberta por um pequeno asteróide do tamanho de 2 campos de futebol que a atingiu a 22500km/h. Essa onda de choque provocou uma alteração estrutural imensa no seu interior. Imensas brechas e grutas poderão ter-se formado em consequência do choque.
Essas cavernas poderão proporcionar um ambiente acolhedor e protector à Humanidade exploradora. Ao sair delas depararíamos com espectáculo alienígena de um Marte gigantesco apenas a 6400 kms de distância, que ocuparia todo o nosso horizonte visual.
Pensa-se que Phobos poderia tornar-se numa estação espacial orbitando Marte, protegendo-nos das tempestades das poeiras marcianas.
Poderemos, pois, imaginar que ainda durante o nosso tempo de vida seria possível que a Humanidade se instalasse em Phobos.

Sem comentários: