11.24.2012

IO - lua de Júpiter



IO é a lua mais quente do sistema Solar.
A 800 milhões de kms do Sol ela é "aquecida" pela deformação provocada pela acção gravítica de Júpiter. 
IO é constituída de rocha fundida, gás venenoso e radiações mortais. Um ambiente próximo do imaginário do Inferno. 
Absolutamente Inóspita, IO sofre erupções vulcânicas de 300 vulcões activos.
O mais conhecido deles - Prometheus - lança gás venenoso a 80 kms de altura. Mas o maior é Loki, o maior vulcão do Sistema Solar que gera mais calor que todos os vulcões da Terra juntos. Amirani é outro que tem 480 kms de lava permanentemente no maior rio de lava do sistema. 
IO produz lava suficiente para pavimentar todos os continentes da Terra uma vez por ano. Tem montanhas com o dobro da altura do Evereste. 
A poucos metros dos vulcões registam-se temperaturas de 128 graus abaixo de zero. Em IO ficaríamos queimados de um lado e gelados do outro. 
Quando a lava atinge a neve eleva-se uma pluma magnifica a 400 kms de altura. Ao arrefecer no espaço, a pluma regressa à superfície em forma de neve sulfúrica de todas as cores. Por isso IO é vermelha, castanha, amarela e verde. 
Cientistas estudam a composição da lava de IO e chegaram à conclusão que a temperatura dessa lava é 260 graus mais alta que a terrestre, que ronda os 1150 graus C. IO terá, assim, a lava mais quente do sistema solar, rondando os 1420 C. Só houve temperaturas dessas na Terra há 3 mil milhões de anos. Por isso IO é estudada como o parque jurássico dos vulcanólogos. 
Jupiter pulveriza IO com uma radiação 4 mil vezes maior que a fatal. Por isso teríamos que nos socorrer de cavernas - tubos de lava de vulcões antigos se quiséssemos sobreviver em IO. A rocha acima dos tubos bloquearia as radiações. E só poderíamos sai por breves períodos. 
No céu, o maior espectáculo do Sistema Solar: Uma aurora boreal de gases vulcânicos cintilantes produzida pelo dióxido de enxofre libertado pelos vulcões quando é atingido por partículas carregadas emitidas por Júpiter. O gás choca com as partículas intensamente carregadas (electricamente) e produz uma luz néon gigantesca. 
Algo verdadeiramente único em todo o sistema solar....
www.joaotilly.blogspot.pt

Sem comentários: