11.19.2012

António de Abranches Ferrão

António de Abranches Ferrão
"Director efectivo " da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em substituição de outro senense: Afonso Costa.

António de Abranches Ferrão
Filho de António Ferrão, comerciante, fez a instrução primária em Seia, inscrevendo-se de seguida no famoso Colégio de S. Fiel, dos jesuítas, situado em Louriçal do Campo (Castelo Branco). Depois dos estudos liceais, matr...
iculou-se em 1901 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo obtido os graus de bacharel (1907), licenciado (1908) e doutor (1911).
A sua vida estudantil ficou marcada pela greve académica de 1907, aparecendo Abranches Ferrão como um dos "intransigentes" (cf. Xavier, 1962).
A partir de 1912, instalou-se em Lisboa, dedicando-se essencialmente à advocacia. Um ano mais tarde, concorreu a uma vaga na nova Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se manteve até ao fim da vida. Assumiu, por diversos períodos, a direcção desta Escola, em substituição de Afonso Costa e, entre 1926 e 1928, como "director efectivo".
Ficou conhecido como um professor afável, que "contra a escola livresca, o magister dixit, preferia o trabalho em colaboração com os discípulos, discutindo com eles os problemas de natureza jurídica e obrigando-os a tomar posições pessoais na discussão" (Moura, 1998, p. 34). Durante a República, exerceu vários cargos políticos, com destaque para o exercício como ministro da Justiça e como ministro da Instrução Pública.
Como ministro da Justiça é interessante registar algumas iniciativas de defesa da "condição da mulher", que mereceram o aplauso do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Como ministro da Instrução Pública (Julho a Novembro de 1924), intentou algumas mudanças no ensino infantil, no ensino primário superior, no ensino industrial e comercial e na formação de professores. Mas em quatro meses era impossível passar de uma mera "manifestação de intenções".
Ficaram, pois, por cumprir as principais medidas que gizou. No campo da política educativa, o seu destino foi semelhante ao das várias dezenas de ministros que assumiram a pasta da Instrução Pública durante a I República. Em 1997, a Escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de Seia n.º 2 escolheu o Dr. Abranches Ferrão para seu patrono, realçando a sua "figura de cidadão exemplar e de democrata coerente e determinado".

Sem comentários: