4.07.2012

100 anos do naufrágio do RMS Titanic




Uma breve história da primeira e última viagem do Titanic, o navio alegadamente inafundável.
Mas tal como as torres gémeas em NY "podiam resistir até a choques de aviões", o Titanic não resistiu a um mero iceberg que nem sequer era muito grande.
Estava, de facto, mal construído.
Uma vez inundados 3 dos 8 grandes porões, o afundamento seria inevitável e o processo irreversível mesmo que se conseguisse estancar a entrada de água, como mais tarde se demonstrou e aparece reflectido no filme de James Cameron de 1997.
Os destroços seriam encontrados apenas em 1985 numa expedição liderada por Robert Ballard, responsável também pela descobertta do mítico Couraçado Bismark - o mais perfeito vaso de guerra da 2ª Grande Guerra, afundado ao fim de 3 dias por uma armada e esquadra aérea aliadas.


Photobucket

RMS Titanic


Photobucket

O iceberg fotografado no dia seguinte pelo imediato do RMS Titanic


Photobucket

Robert Ballard descobriu o RMS Titanic por acaso quando mergulhava o seu submarino remoto a 4000 metros de profundidade. Ao contrário do que se diz era impossível que ele estivesse lá dentro. Um submarinos convencional tripulado não desce abaixo dos 300 - 400 metros. Submarinos protótipo desceram a 2000 pés - 660 metros - por curtos períodos de tempo. Um tripulante respirava a 1 atmosfera para evitar a descompressão.
Neste caso tratava-se de um submarino sonda telecomendado equipado com câmeras que resistem às incríveis pressões que se verificam a essa profundidade.


Photobucket

Ginásio do RMS Titanic


Photobucket

O andar superior das célebres escadas que davam acesso ao Salão Nobre e ao restaurante à La Carte


Photobucket

Dimensões comparadas do RMS Titanic


Photobucket

Edward J Smith - comandante do RMS Titanic

Photobucket

Ilustração do naufrágio nos jornais da época

Photobucket

Destroços encontrados por Ballard em 85


Photobucket

Rota do RMS Titanic na sua viagem inaugural


Photobucket

Titanic ainda em construção nos estaleiros de Belfast - Irlanda. Companhia proprietária: White Star


Photobucket

Hélices propulsoras e direccionais do Titanic. Atente-se na dimensão do operário para se ter uma ideia da dimensão dos propulsores


Photobucket

Planos do Titanic


Photobucket

Célebres escadas


Photobucket

Vista em corte


Photobucket

Restaurante À La Carte


Photobucket

Um salva vidas. Só havia 22. Davam para pouco mais de metade dos passageiros




Os segundos fatais - NET GEO


Sem comentários: