4.24.2010

João Pina mostra a Loriga que é possivel!

Escreve Joaquim Pinto Gonçalves:
João Pina, neto do fundador do Grupo Desportivo Loriguense, Carlos Pina, e filho do Loriguense António José Pina, sagrou-se hoje campeão da Europa em Judo, em Viena, fazendo subir a Bandeira Portuguesa e ouvir o nosso hino, nos europeus de Judo a decorrer na capital Austríaca.

Parabéns ao atleta.

Não é por ser de Loriga que ele é notável.
É por ser excelente naquilo que faz e por lutar sem reservas pelo que acredita entregando-se de corpo e alma à sua luta que João Pina, que por acaso é de Loriga, é notável.

Gostava que o bom povo de Loriga visse no João um exemplo a seguir.
Que acabassem com separatismos estéreis e se unissem, finalmente, numa causa comum.
E a causa não é uma palhaçada qualquer. A causa é a da sua própria sobrevivência enquanto Vila.

Se um conterrâneo vosso conseguiu levar a nossa bandeira ao melhor que há na Europa, os Loriguenses, donos de uma das mais belas pérolas da Serra da Estrela, também podem conseguir.

Só têm que se unir e trabalhar em conjunto para o vosso desígnio e objectivo comum.


TSF:
O português João Pina sagrou-se, esta sexta-feira, campeão da Europa de judo na categoria de -73 kg, ao derrotar o russo Batradz Kaitmazov na final, em Viena.
Em declarações à TSF, o judoca revelou que este título resulta de «muitos anos de trabalhos» e neste momento já «pensa nos jogos [Olímpcios] de Londres» em 2012 e «fazer bons resultados».
Este é o melhor resultado de sempre do judoca do Sporting, que nunca tinha conseguido uma medalha em europeus, mundiais ou Jogos Olímpicos, como sénior.
Para chegar a este resultado histórico, o judoca português venceu cinco combates, o último dos quais com uma preciosa vantagem de waza-ari, logo aos 17 segundos.
João Pina apresentou-se muito forte e supreendeu o adversário nos instantes iniciais, com uma pega que projectou Kaitmazov no tatami, com o russo a cair sobre um dos ombros e o árbitro a dar o waza-ari (segunda pontuação máxima) ao português.
«Era uma final e não podia deixar escapar, por isso, desde o início comecei a lutar muito bem e a tentar ganhar vantagem. Depois foi gerir bem o combate até ao final», revelou.
O ouro de Pina sucede à medalha de bronze conquistada por Telma Monteiro nos Europeus de Viena, na quinta-feira, em -57 kg.

Sem comentários: