8.07.2018

As razões pelas quais os incêndios ficam incontroláveis



 Aqui estão algumas das principais razões pelas quais os incêndios tomam proporções gigantescas.
1 - Ninguém vigia as matas. Ontem um incendiário foi preso e confessou que em poucas horas ateou 7 incêndios. Ora isto só se consegue perante um sentimento de impunidade total. Ele ateia o fogo em 7 - SETE - matas! O normal é cada incendiário atear 12 a 13 fogos por época. Pelo menos é isso o que eles dizem quando são apanhados (nas raras vezes em que isso acontece).

 2 - Veja-se no filme da CMTV o profissionalismo dos FEB. Em 8 minutos de "trabalho" não conseguem deitar uma pinga de água num incêndio que entretanto tomou proporções gigantescas. Passou para o quádruplo em 8 minutos, obrigando os repórteres da CMTV a fugir dali em pânico. Porque simplesmente ninguém o combate. Estão realmente ali 3 veículos e não sei quantos operacionais mas ação... nada.

3 - Quando, finalmente, alguma água jorra é apenas uma mangueira e um operacional quem direciona o fluxo. 
Ora, com uma frente de fogo imensa pela frente e lados, isso é completamente inútil. Mesmo que naquela área o incêndio se consiga conter, ele persiste e aumenta em todas as demais orientações. Portanto seria necessário que cada auto tanque dispusesse de 3 saídas de água, para que 3 operacionais pudessem combater a frente a partir de 3 pontos e não de um apenas. Bem sei que a água se esgotava muito mais rapidamente mas também era 3 vezes - ou mais - mais produtivo o combate ao incêndio.

Sem comentários: