4.21.2012

Milú é a maior!
A festa da parque escolar


Photobucket

Foram mais de 2,2 mil milhões de euros gastos pela Parque Escolar na requalificação de 180 escolas entre 2007 e 2011. 
Terminada a festa - conforme caracterizou a ex-ministra Maria de Lurdes de Rodriges na comissão de educação no Parlamento -, muitas estão agora com dificuldades económicas para manter os luxos instalados, como os sistemas de ventilação e ar condicionado ou a iluminação que nada serve além de decorar.
Na Escola Jácome Ratton, em Tomar, cuja intervenção total custou 15,37 milhões de euros, a Parque Escolar entendeu colocar numa sala 12 candeeiros de Siza Veira no valor de 20 500 euros onde também existe uma bancada retráctil e eléctrica. Nesta escola, onde as janelas dos laboratórios, por exemplo, não abrem, existe um sistema de ar condicionado - à espera de uma correcta instalação - e um de circulação de ar que não pode ser ligado devido aos custos que isso provoca. "A única vez que o sistema foi ligado na sua totalidade, a factura de electricidade, que anda nos três mil euros de dois em dois meses, passou para os seis mil euros", revelou José Possante, director da Escola.
A climatização das salas de aula é uma das queixas mais frequentes entre os directores das escolas visitadas pelo CM. 
"Há dificuldade em manter a temperatura confortável sem recorrer à climatização. Deviam existir mais janelas a abrir", reclama Emanuel Vilaça, director da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, que custou 9,4 milhões de euros.

Sem comentários: