4.09.2012

Egan-Jones diz que Portugal "irá cair" e arrastar Espanha e Itália


Ao contrário do que o obscurantismo nacional injecta nas frágeis mentalidades tugas, lá fora toda a gente sabe que Portugal não tem hipóteses nenhumas porque nunca crescerá para pagar a dívida. Por isso o que este governo está a fazer ao povo, esmagando-o com impostos e roubando ordenados e subsídios à Funçao Pública, é criminoso. 
Este esmagamento - já se sabe hoje - não vai ter resultados nenhuns.

A agência de notação financeira norte-americana Egan-Jones acredita que a crise da dívida na Europa caminha para o ponto mais crítico.


Numa entrevista divulgada no jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung", o presidente da agência de 'rating', Sean Egan, afirmou, referindo-se a Portugal, que "quando a economia de um país se retrai de forma tão significativa e, simultaneamente, os juros das obrigações a dez anos se situam próximo dos 10%, é óbvio que a situação é insustentável".


O analista assinalou que "o drama ainda não atingiu o seu ponto mais crítico" e manifestou-se convicto que, "de qualquer modo, Portugal será afectado".


Para Egan, "a injecção massiva de liquidez do Banco Central Europeu (BCE) acalmou os ânimos nos mercados a curto prazo", mas tendo em conta a atual situação, "é uma tranquilidade enganosa".


Considerou, por isso, que "o BCE só atenuou o colapso do sistema, mas não pode evitá-lo", uma vez que "não houve alteração do problema de fundo".


"Em Espanha não há crescimento, o mesmo acontece em Itália. Quando a crise do euro voltar a agudizar-se um pouco mais, ambos os países cairão inevitavelmente na mesma situação que Portugal", referiu.


Relativamente à Grécia, Egan assinalou que a actual reestruturação da dívida "não será, com toda a certeza, a última"."A desagradável realidade é que, apesar dos muitos pacotes de ajuda, a Grécia continuará sobre um monte de dívidas que, a longo prazo, não poderá saldar", disse, admitindo recear que "os credores [privados] tenham de aceitar perdas que poderão aproximar-se dos 95%".


Sobre a Alemanha, Egan comentou: "Que Estado tem a capacidade de se tornar responsável das perdas do Sul da Europa? Não acredito realmente que a Alemanha se safe. Serão os contribuintes alemães quem terá de pagar, disso tenho a certeza".


Sem comentários: