10.12.2005

Curiosidades eleitorais:
Em Seia ganha quem está no poder na altura das eleições

1 - No Concelho de Guterres - Fundão - o PSD ganha novamente com maior maioria do que o PS ganhou em Seia. 64.3% contra 24.39% do PS.
A freguesia onde Guterres nasceu - Donas - que já foi socialista, é hoje esmagadoramente Social Democrata.
Porque será?
Será que são clientes do Mini Preço?

2 - Já em Seia não é assim: o padrão em Seia repetiu-se em todo o lado: ganhou quem estava no poder na altura das eleições.
O PSD manteve as freguesias onde já tinha ganho (Girabolhos e Lages) e também aí aumentou a margem. Sem campanha eleitoral nenhuma. Perderia a Teixeira (o presidente já se tinha passado para o PS) e perdeu Sandomil onde os elementos do PSD se passaram, há meses, para o PS com a esfarrapada capa de independentes. Mas pegou. Ganha quem lá está - é o lema do concelho.
A única excepção foi Tourais que se ganhou apenas por 3 votos. O antigo presidente não andou a carregar eleitores residentes fora do concelho... e naturalmente, perdeu.
Em Vila Cova, Sazes e Vide só não aconteceu o mesmo porque quem lá está há muitos anos sabe muito...
3 - O padrão repete-se com maior curiosidade em Loriga. Ganhou quem lá estava, como em todo o lado mas, apesar de ter ganho o PS, no executivo não há nenhum socialista. Mas também não se pense que se trata dos chamados "independentes" socialistas, não!
O Presidente sempre foi conotado com o PSD, o nr 2 é militante (de cartão) do PSD e o terceiro é conotado (segundo lá se diz, que eu não o conheço pessoalmente) com o CDS!
Portanto o que se conclui em Loriga é o mesmo que se conclui em todo o concelho: o povo vota em quem já lá estava, independentemente das suas convicções partidárias e dos partidos pelos quais dão a cara.

Sem comentários: