11.11.2003

O ministro da triste figura

Este governo converge mais com o anterior a cada semana que passa.
Depois de ter jurado a pés juntos que os bombeiros não faziam a mínima de como apagar fogos florestais, Sevinate vem, uma semana depois, garantir que os soldados da paz são, afinal, a coisinha mais competente que aqui está neste rincão. Pediu-lhes 5 vezes desculpa em 45 segundos, o que não deixa de constituir um recorde da humildade, num reflexo involuntário pelo reconhecimento da calinada.
Ou não?
Para sermos rigorosos, teremos que situar a discussão numa das três hipóteses possíveis:

1 - Ou os bombeiros passaram um verão inteiro a fazer asneiras e nestes 6 dias estudaram, prestaram provas e passaram com distinção.
2 - Ou os bombeiros não passaram um verão inteiro a fazer asneiras e quem disse isso ao ministro mentiu-lhe.
3 - Ou o ministro continua convicto que os bombeiros não sabem apagar os fogos e apesar disso veio pedir desculpa publicamente, sujeitando-se a esta triste figura, para acabar com o incidente.
Não é preciso ser doutorado em jornalismo desportivo para perceber qual dos 3 cenários foi o adoptado.

Somos, os portugueses, bem afortunados por termos sido bafejados por um ministro proactivo (como agora se diz), que tão decididamente diz como se desdiz e, melhor ainda, se contraria com grande firmeza e dinamismo, ficando no entanto plenamente convicto do que disse em primeiro lugar.
A isto é que se chama pudor. Isto é que é a verdadeira deontologia política à portuguesa.
O pequeno "ganda nóia" do contra-informação virá já saltitante, para ser apanhado pelas câmeras, dizer que "não senhogue! isto é pgaguematismo"...

Há, no entanto, um lado positivo em todo este episódio.
É que ele reporta-nos para um clássico: o de Galileu, quando inquirido sobre a sua infame teoria do movimento da Terra - que arrasaria o dogma do centro do universo e da própria existencia de Deus, segundo o modelo aprovado pela Igreja de então.
O cientista antecipou o nosso ministro da triste figura: garantia que afinal era o sol que se movia e a Terra se mantinha firme e hirta, enquanto entre dentes repetia: "e no entanto ela move-se"...

Façam favor de desculpar, os srs bombeiros, a primeira afirmação do ministro.
Considerem apenas a terceira com o sentido da segunda.

Sem comentários: