2.03.2013

Gouveia toda a tarde em festa e na TVI. Seia toda a tarde com radares

Gouveia toda a tarde na TVI. A mostrar ao país (mais de 1 milhão de tele espectadores!) "o melhor que a Serra da Estrela tem", segundo os apresentadores. Não interessa se isso é verdade. Mas é o que se publicita no órgão de comunicação mais visto no país e, portanto, passa automaticamente a ser verdade.
As TVs generalistas emitem em directo desde Oliveira do Hospital e desde Gouveia 3 a 4 vezes por ano.
Seia - cidade supostamente turística - fica a vê-las passar...

 
Sequence 2 por f100000645705271

Se a propaganda que o Luis Tadeu acabou de fazer a Gouveia fosse paga, custaria mais de 50 mil euros. E estamos a falar de 5 minutos. Não de toda a tarde. Já mostraram gastronomia já falaram no Museu Abel Manta e no da miniatura automóvel, na casa da Torre, em Folgosinho, VN Tazem, Melo, Virgílio Ferreira, no Mondeguinho, etc etc. já mostraram produtos gastronómicos da região com enfoque para o queijo... e ainda são só 3 e meia da tarde. A TVI ainda vai estar ali mais 4 HORAS e meia a promover Gouveia.
A feira está mais que paga. E, ao contrário do que (não) acontece aqui, a Exposserra tem já tantos expositores que não teve espaço para todos.
Em apenas 3 anos Gouveia construiu um evento a nível nacional enquanto Seia destruiu o pouco que ainda havia.
Relativamente à população Gouveia terá 14 mil habitantes e Seia realmente não ultrapassa os 22 mil neste momento. Mas Gouveia leva-nos um avanço de 1 década no que concerne à promoção da própria Terra e região. O Turismo gerará emprego para os jovens gouveenses no futuro imediato. Seia chegará aos 15 mil habitantes ainda nesta década, sem sustentabilidade nenhuma para os poucos que cá ficam. A continuar este estado de coisas, Seia ficará mais pobre do que Gouveia numa década. Já é muito mais pobre que Oliveira do Hospital, neste momento.