10.09.2006

Na frente da batalha

Qual é o governo de «esquerda» qual é ele...?


1 - Que, com a maior taxa de analfabetismo de todo o mundo civilizado e ainda maior que a do Uganda, Botswana e Kazaquistão fecha, num só ano, 1500 escolas do ensino básico transferindo os alunos para escolas com piores condições reais do que aquelas que anteriormente tinham?
2 - Que fecha, no mesmo ano, maternidades em todo o país em número crescente e ainda não determinado, obrigando as parturientes a terem que se deslocar mais de 100 quilómetros em pleno trabalho de parto ou ir ter os filhos a Espanha? Quantas mães está a condenar a terem filhos nas ambulâncias?
3 - Que fecha, no mesmo ano, 14 serviços de urgência, alguns servindo mais de uma centena de milhar de portugueses, como no caso do Montijo, sem dar qualquer alternativa a esses portugueses? Quantas pessoas está a condenar à morte por ano?
4 - Que a primeira coisa que faz, após tomar posse, foi aumentar todos os impostos, quando ganhou as eleições justamente com a promessa que nunca o faria?
5 - Que persegue cegamente as classes profissionais produtivas como médicos, enfermeiros, juízes, funcionários administrativos, professores e, em suma, toda a função pública, sem lhes dar alternativas nem se vislumbrar qualquer plano para a reforma de todos esses serviços?
6 - Que permite que a alta finança se apodere de toda a comunicação social e das empresas comparticipadas que ainda dão lucro?
7 - Que não cobra impostos à única actividade neste país que dá lucros e lucros desmedidos, os maiores da europa: a especulação bancária?
8 - Que não combate os crimes de colarinho branco despenalizando-os e nem sequer permitindo, agora, que um arguido destes dezenas ou centenas destes crimes de lesa-Pátria, por mais indícios que sobre ele a pobre judiciária consiga reunir, possa ser preso preventivamente, possibilitanto, portanto, imediatamente a sua fuga para o estrangeiro?
9 - Que abandona as polícias - PSP, GNR, Judiciária - sem armamento nem formação nem verbas para papel, tinteiros, gasolina ou oficina; e organiza vários níveis de polícias secretas, autênticas novas PIDEs -em que algumas delas reportam apenas a Sócras himself - segundo o 24 Horas e o CM, que nunca foram desmentidos?

É o governo de "esquerda" do "inginheiro" bacharel Sócras.
Um "inginheiro" que apenas comprova, legalmente, como habilitações literárias, um bacharelato no Instituto de Engenharia de Coimbra. Aquele mesmo para onde se transferiam todos os nossos colegas da FCTUC que não conseguiam fazer uma única cadeira na Faculdade - isto em 1980, quando ele comprovadamente se "formou" em bacharel.
O instituto não conferia, na altura, licenciatura.

Isto não é muito importante, mas - tal como as conversas telefónicas em que Sócras desvaloriza a separação de poderes do Estado - é revelador do carácter sinistro que nos governa. Que fazia questão que o chamassem de "inginheiro" José Sócrates, na Comunicação Social, enquanto os nomes de Mário Soares, Cavaco Silva, Durão Barrosos e Santana Lopes nunca, nos media, foram precedidos de título académico.
Se o deixassem rapidamente envergonharia o DR. OLiveira Salazar...