1.29.2004

Chumbam a umas, mas passam a outras.

Que interessa lá que os alunos do 9º ano tenham maioritariamente negativas a Português e a Matemática?
Por acaso não têm positiva a Educação Física e a Moral?
E porque é que só falam em Português e Matemática, hein?
Têm óptimas notas nos Clubes, em Formação Cívica, Estudo Acompanhado e em Viagens de Estudo.
E são muito QUERIDOS, tá bem?
Não esquecer que tem que se lhes aumentar a AUTO-ESTIMA, a todo o momento. Temos que lhes explicar que se ainda não sabem ler no 9º ano, a culpa não é deles, mas também não é dos professores.
É do SISTEMA.
Vamos lá a não ser parciais na análise.

Alunos do interior não vão entupir universidades

Quando, em 2007, entrar em vigor a nova forma de acesso ao ensino superior, os alunos do interior não irão invadir as Universidades dignas desse nome.
De facto, o mesmo aluno concorrerá a 12 Instituições, até perceber que ninguém o aceita em lado nenhum porque as provas são escritas numa estranha Língua da qual eles mal ouviram falar.
Como alternativa, os ex-Institutos da nota zero que proliferavam no interior.
Repare-se neste curto diálogo entre alunos de Humanidades do 12º ano do interior profundo:
- Ó rapazes: indes a concorrer a qual?
- Nós estamos a pinsar im ir a Lizboa.
- Ó pá Lizboa não, qué munto defícil. Os gaijoz lá fartam-se de fazer preguntas, diz que é a manhê toda a ezcrever, a ezcrever... ê cá não. Vou pó Politénico que a nota de entrada é zero...
- Ulha! Boa. Iá, méne. Politénico é que stá a dar!
- Mas espera lá (diz o intelectual do grupo). Ouvi dizer que no Politécnico também vai haver nota mínima de acesso de 9,5...
- (silêncio) Não interessa pá! Vamos lá fazere az provaz à mezma e depois vamoz buer um copo pá naite!
(todos à uma) - BUTE!

As queixas anónimas não valem um Souto Moura.

É crescente o numero de queixas sobre a qualidade do serviço prestado nas pistas de ski da torre.
Que se dramatiza aos fins-de-semana, naturalmente. Desde as intermináveis filas de espera, até à falta de instalações sanitárias, ou mesmo de caixotes do lixo, para não falar em dezenas de outros pormenores.
O problema é que todas elas perdem sentido porque não são feitas formalmente, preferindo os queixosos escrever as suas reclamações em sites mais ou menos obscuros, que ninguem lê e ainda por cima anonimamente.
Assim não vamos lá. Uma queixa anónima não vale um Souto Moura.
Toca a exercer o direito de cidadania; queixemo-nos quando encontrarmos motivos para tal, mas assinemos por baixo o nome que os nossos pais nos deram, como fazem os juizes com as escutas telefónicas.
Senão, é zero. Mas de onde virá este terrível medo de assinar?
Ainda da longa noite fascista?

Relatório HUTTONpico

Afinal Blair não falsificou documentos. Usou apenas documentos falsificados, mas não foi ele.
Afinal Bush não queria invadir o Iraque desde que tomou posse. Nem o 11 de Setembro foi o pretexto, nem as armas de destruição mássica (e não "maciça).
David Kelly suicidou-se cortando o pulso errado (porque ele era canhoto, devia ter cortado o pulso direito) e apareceu morto exactamente da forma que ele previra e previamente drogado com doses de cavalo. Mesmo inconsciente conseguiu cortar o pulso - mas isso faz parte da encenação.
Uma vingança póstuma.
Depois desta patega tentativa de lavagem da imagem do governo - tão tosca que nem em Portugal se faria melhor - eu é que não me importava nada de assistir a uma vingança póstuma de Bush e de Blair...

Portugal - paraíso da TUDOfilia

Deputados de esquerda e organizações não-governamentais acusaram hoje as autoridades portuguesas de pouco fazer no combate à prostituição infantil e tráfico de crianças, durante um debate internacional sobre a exploração sexual de menores, em Bruxelas.
Segundo Cláudia Neves, responsável pela secção portuguesa da associação Inocência em Perigo, "Portugal é um pais escolhido para o turismo sexual e o tráfico de crianças(*)", onde quem vende crianças "não é punido porque a lei não prevê este tipo de crime".

(*) onde se lê crianças deve também ler-se droga, imigrantes, influências, dinheiro sujo, prostitutas brasileiras, prostitutas do leste, prostitutos do Parque Eduardo VII, tabaco, bebidas, colocação de professores e jobs.